O Banco Central do Brasil prevê começar os testes experimentais da sua moeda digital de banco central (CBDC), Real Digital, na quinta-feira (20). De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a informação foi avançada por Ronaldo Lemos, integrante do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), um programa de inovação do banco.
Desde a apresentação do Real Digital em 2021, o Banco Central tem realizado acções junto do público para desenvolver os possíveis usos da moeda. O LIFT é um projectos criado para desenvolver casos de uso reais da CBDC. Empresas como a Santander e a Visa tem colaborado com o banco para o alcance desde propósito.
A CBDC será emitida e controlada pelo Banco Central brasileiro e terá o seu valor atrelado ao real físico, ou seja, será uma extensão do dinheiro já existente. Espera-se que o Real Digital seja desenvolvido através da tecnologia blockchain, de modos a seja possível ter maior controlo sobre o fluxo de dinheiro e prevenir-se de crimes cibernéticos.
LEIA TAMBÉM
Pai Rico Recomenda Bitcoin em vez de Imóveis
Bitcoin Ainda é Uma Grande Oportunidade de Acordo com o DBS Bank