O governo da Índia, que assumirá a presidência do grupo intergovernamental G20 por um ano a partir do mês de dezembro, tem mostrado sinais de que a regulamentação das criptomoedas será uma prioridade para este ano de liderança.
Segundo Anantha Nageswaran, principal conselheiro económico do governo, identificar as “soluções para acelerar a escala e o escopo da resposta da comunidade global a muitos desafios transfronteiriços, como a regulamentação das criptomoedas” faz parte dos objectivos da futura nova presidência do G20.
Por sua vez, a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, disse que o enquadramento das criptomoedas será uma das oito prioridades que ainda estão sendo estudadas.
O objectivo, reforçou, é incentivar o Fundo Monetário Internacional, o Conselho de Estabilidade Financeira, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico e outras instituições a entender como as criptomoedas podem ser reguladas em todos os países.
O G20 é um fórum intergovernamental composto por 19 economias e pela União Europeia. Actualmente, o grupo está a ser dirigido pela Indonésia. Ao assumir a presidência em dezembro, a Índia vai liderar a Cúpula dos Líderes do G20 pela primeira vez na sua história.
LEIA TAMBÉM
Fed dos EUA Aumenta as Taxas de Juros em 75 Pontos
Presidente pró-Bitcoin de El Salvador ataca Fed dos EUA chamando-os de imorais