O investidor bilionário americano Charlie Munger reiterou seu tom negativo sobre o setor cripto, dizendo que o bitcoin estimula a prostituição infantil, sequestros e outros casos criminosos. Ele também argumentou que a queda do FTX resultou de uma “má combinação” entre fraude e delírio.
Último ataque de Munger
Charlie Munger vice-presidente da Berkshire Hathaway e braço direito de Warren Buffett – está, sem dúvida, entre os maiores críticos da indústria de ativos digitais. Em uma entrevista recente para a CNBC, ele dobrou sua posição, argumentando que o bitcoin é adequado para criminosos e prejudicial para os EUA:
“Isso é uma coisa muito, muito ruim. O país não precisava de uma moeda boa para sequestradores. Há pessoas que pensam que devem estar em todos os negócios que estão em alta. Eu acho isso totalmente louco. Eles não se importam se é prostituição infantil ou bitcoin.”
Numerosas fontes, porém, estimam que o dinheiro vivo continua sendo o instrumento financeiro mais empregado em operações ilícitas, como prostituição, tráfico de drogas, extorsão e muitas outras. O Bitcoin, por outro lado, é uma ferramenta altamente inadequada para criminosos por causa de sua tecnologia blockchain transparente.
O americano de 98 anos também deu seus dois centavos no recente colapso da bolsa de criptomoedas FTX. Em sua opinião, existem muitos golpistas no setor, mas a maioria dos participantes não enxerga os fatos porque está delirando.
O bilionário afirmou em 2021 que o bitcoin nunca se tornará “o meio de troca para o mundo”. Ele descreveu a criptomoeda primária como o “substituto artificial do ouro”, o que soou como a única coisa positiva que ele já disse sobre o ativo. No entanto, ele destacou que “como nunca compro ouro, nunca compro bitcoin”.
Munger foi mais longe em dezembro de 2021, desejando que os ativos digitais nunca fossem inventados. Ele também apoiou a decisão da China de impor uma proibição total da classe de ativos, lamentando que sua pátria tenha “tomado a decisão errada”.
LEIA TAMBÉM
Por que as Ações da Tesla Continuarão Crescendo Apesar da Crise Econômica
BlockFi se Prepara para uma Possível Falência em meio à Falência da FTX