O Federal Bureau of Investigation (FBI) divulgou na semana passada um relatório, no qual afirma que as fraudes de investimentos em criptomoeda aumentaram 183%, saindo 907 milhões de dólares em 2021 para 2,57 biliões de dólares em 2022. Os dados foram extraídos do “Internet Crime Complaint Center” (IC3), seu serviço especializado para relatar casos desta natureza.
De acordo com os dados do IC3, em 2022, as fraudes de investimento foram os esquemas mais registados. As reclamações de fraude de investimento em criptomoeda aumentaram de 1,45 bilião em 2021 para 3,31 biliões em 2022, o que representa um aumento de 127%”, disse o FBI, acrescentando que:
As fraudes de investimento em cripto tiveram aumentos sem precedentes no número de vítimas e nas perdas em dólares para esses investidores. Muitas vítimas assumiram dívidas enormes para cobrir as perdas desses investimentos. E a faixa etária mais lesada que relata esse tipo de caso são as vítimas de 30 a 49 anos.
Lê-se no relatório.
Segundo o FBI, os tipos de fraude mais predominantes em 2022 estão relacionados à mineração de liquidez, contas de redes sociais hackeadas, personificação de celebridades, profissionais do sector imobiliário e ofertas de empregos.
O FBI apelou ao público maior cuidado, pois os esquemas de fraudes de investimentos em criptomoedas têm aumentado consideravelmente.