O Bitcoin (BTC) teve um aumento significativo de preço de 45% em 2023, tornando-o um dos ativos com melhor desempenho nos últimos tempos. No entanto, apesar do trimestre de alta em termos de ganho de preço, a liquidez do BTC caiu para a mínima de 10 meses. O esgotamento da liquidez é parcialmente atribuído à crise financeira em curso no mercado financeiro tradicional e às ações regulatórias contra empresas de criptomoedas.
A atual crise financeira causou o colapso de vários bancos, o que afetou diretamente o ecossistema das criptomoedas. Em particular, o colapso de bancos amigáveis ??às criptomoedas, como o Silicon Valley Bank e o Signature Bank, removeu os trilhos cruciais de pagamento em dólares americanos para criptomoedas, levando a uma crise de liquidez, especialmente nas bolsas dos EUA. Isso, por sua vez, levou ao aumento da volatilidade dos preços, forçando os traders a pagar mais taxas em derrapagem.
Slippage refere-se à diferença de preço entre o preço esperado de uma transação e o preço pelo qual ela é totalmente executada. Por exemplo, para uma ordem de venda de US$ 100.000, a derrapagem do par BTC/USD na Coinbase aumentou 2,5 vezes no início de março. Durante o mesmo período, a derrapagem do par BTC/USDT da Binance mal mudou.
A crise de liquidez também levou a uma maior volatilidade de preços nas bolsas dos EUA, onde a discrepância de preços entre os pares BTC e dólar americano aumentou drasticamente em comparação com as bolsas fora dos EUA. Por exemplo, o preço do BTC na Binance.US é mais volátil do que o preço médio em 10 outras exchanges.
Conor Ryder, chefe de pesquisa da empresa de análise de dados on-chain Kaiko, explicou o impacto drástico da crise de liquidez nos traders e no mercado. Ele observou que as stablecoins estão a substituir os pares de dólares americanos e, embora diminuam o impacto dos problemas bancários dos EUA, têm um efeito adverso na liquidez nos Estados Unidos. Ele acrescentou que isso prejudicaria indiretamente os investidores lá.
Apesar das ações regulatórias tomadas contra as empresas de criptomoedas, o preço do Bitcoin permaneceu relativamente forte, superando os ativos tradicionais, como ações e títulos, que tiveram um de seus piores anos. No entanto, a crise de liquidez sem dúvida afetou o mercado, e resta saber como ela evoluirá nos próximos meses.
Em conclusão, a queda de liquidez do Bitcoin, apesar do aumento de preço, é um desenvolvimento preocupante para traders e investidores. A crise financeira em curso e as ações regulatórias contra as empresas de criptomoedas levaram a uma crise de liquidez, causando maior volatilidade de preços e taxas mais altas para os comerciantes. À medida que o mercado evolui, será interessante ver como a liquidez e o preço do BTC se comportam em resposta às mudanças nas condições do mercado.