O Central Reserve Bank of Zimbabwe (RBZ) planeja introduzir uma moeda digital lastreada em ouro, destinada a ser usada como moeda legal no país. A nova moeda será usada para transações dentro do país sul-africano como parte de seus planos para estabilizar a moeda local, informou o The Sunday Mail .
Dessa forma, o banco central passaria a ancorar o dólar do Zimbábue com reservas de ouro, já que os tokens de ouro digitais representam o ouro mantido em forma física pela autoridade emissora. O governador do RBZ, John Mangudya, foi citado como tendo dito:
“Em breve estaremos introduzindo tokens de ouro digital para garantir que aqueles com baixas quantias de moeda local possam comprar as unidades de ouro para que não deixemos ninguém e nenhum lugar para trás.”
A introdução deste token de ouro digital, de acordo com os planos relatados, destina-se a permitir que os cidadãos que possuem pequenas quantias de dólares do Zimbábue troquem pelo novo token como uma reserva de valor e proteção contra a volatilidade da taxa de câmbio. Mangudya disse à agência de notícias que a atual volatilidade da taxa de câmbio foi causada por “expectativas de aumento da oferta de moeda estrangeira” no mercado quando a temporada de comercialização de tabaco começou no mês passado.
Mas houve oferta de divisas no mercado menor do que o esperado.
Portanto, ele argumentou, “os movimentos na taxa do mercado paralelo” devem começar a se estabilizar à medida que os produtores de tabaco começarem a receber seus pagamentos em dólares americanos em questão de dias.
O RBZ também está pensando em lançar mais moedas de ouro Mosi-oa-Tunya no mercado como outra resposta à depreciação do dólar do Zimbábue. O Zimbábue introduziu moedas Mosi-oa-Tunya no ano passado como uma resposta ao excesso de liquidez e para estabilizar o dólar local.
Os novos tokens digitais de dólar são vistos como complementares às moedas de ouro Mosi-oa-Tunya, sendo um veículo alternativo para transações e investimentos e uma reserva de valor. Mangudya argumentou que a moeda estrangeira é vista como uma reserva de valor no Zimbábue , o que significa que as pessoas querem mudar da moeda local para a estrangeira.
Segundo a Bloomberg, a moeda local é negociada oficialmente a ZWL 1.000,4 contra US$ 1 – mas muda de mãos a ZWL 1.750 nas ruas da capital, Harare. O país abandonou sua moeda em 2009 e a substituiu pelo dólar, após a hiperinflação que desvalorizou a moeda local. O dólar do Zimbábue foi reintroduzido uma década depois , em 2019, com planos de reativar a economia.
LEIA TAMBÉM
Segurança Nacional dos EUA em Risco Devido o Domínio da China em Pagamentos Móveis
Trust Wallet Divulga Falha de Segurança que Resultou em Perda de US$ 170 mil