O Fórum Econômico Mundial (WEF) publicou recentemente um white paper intitulado “Pathways to the Regulation of Crypto-Assets: A Global Approach“, defendendo uma abordagem colaborativa para a regulamentação das criptomoedas em escala global.
O white paper destaca os desafios únicos e as considerações necessárias em relação à regulamentação de criptoativos. Considerando a natureza descentralizada, sem fronteiras e de código aberto dessas moedas digitais, sua regulamentação requer um equilíbrio delicado entre prevenir danos, proteger usuários e promover inovação.
O WEF reconhece o progresso significativo feito até agora, especialmente por meio do envolvimento de várias organizações internacionais como FSB, FMI , BIS, OCDE, IOSCO e reguladores nacionais como UE, Cingapura, Japão, Emirados Árabes Unidos, Índia, África do Sul, EUA , entre outros. No entanto, muitas questões pertinentes permanecem em discussão, incluindo como definir e classificar criptoativos, adaptando-se a um ecossistema em rápida evolução e mantendo uma supervisão regulatória eficaz.
O white paper descreve vários desafios na implementação de uma abordagem regulatória global, incluindo a falta de classificações harmonizadas, arbitragem regulatória e monitoramento fragmentado. O WEF sugere que esses obstáculos podem ser superados por meio da colaboração entre formuladores de políticas, reguladores e indústria.
O relatório analisa o amplo espectro de abordagens regulatórias adotadas por diferentes jurisdições, como regulamentação baseada em princípios, baseada em riscos, ágil, autorregulação e co-regulação e regulamentação por imposição. Uma visão ampla e global do tema foi assegurada por meio de consultas a diversas partes interessadas do Digital Currency Governance Consortium (DCGC) enquanto evoluíam recomendações.
O white paper conclui que uma abordagem global para regular os criptoativos é ideal, instando organizações internacionais, autoridades nacionais/regionais e partes interessadas do setor a considerar suas descobertas no desenvolvimento de uma abordagem coordenada para a regulamentação de criptoativos. Também enfatiza a necessidade do envolvimento da academia, da sociedade civil e dos usuários na evolução de um ecossistema responsável.
Em conclusão, o white paper do WEF descreve uma necessidade urgente de as partes interessadas em todo o mundo colaborarem na formulação de regulamentações abrangentes de criptoativos. À medida que o ecossistema de criptoativos continua a evoluir, este documento servirá como um importante guia para moldar o futuro da governança de moeda digital.
Para se aprofundar em blockchain e criptomoedas, faça mentoria de criptomoedas “Bitcoin 101” onde ensinamos do iniciante ao avançado a como investir e ganhar dinheiro com criptomoedas de forma passiva.