A maior instituição bancária da Rússia em valor de ativos Sberbank permitirá que investidores privados comprem e vendam moedas digitais nas próximas semanas. A entidade entrou na onda há alguns anos, tentando lançar vários projetos de criptomoeda. Por um lado, buscou aprovação para emitir sua própria moeda digital e introduziu o primeiro ETF focado em blockchain na Rússia.
Sberbank avança
Conforme relatado por um meio de comunicação local, o banco permitirá que os clientes façam transações com ativos financeiros digitais (DFA) na plataforma Sberbank já em junho. A notícia foi confirmada por Anatoly Popov – vice-presidente do conselho – que disse à TASS:
“Se falarmos de pessoa física, então no segundo trimestre, acreditamos, em junho, essa função será aberta para pessoa física. Os indivíduos terão a oportunidade de comprar ativos financeiros digitais e vendê-los. Portanto, troque-os por dinheiro.”
O Sberbank planejou inicialmente introduzir a oferta no final do primeiro trimestre deste ano, alegando que “traria liquidez para a plataforma do banco”. Alexander Vedyakhin primeiro vice-presidente da organização disse no ano passado:
Precisamos dar aos indivíduos a oportunidade de acessar essas plataformas. A Sber dará essa oportunidade no final do primeiro trimestre de 2023, talvez no início do segundo trimestre. Isso é março-abril. Acho que os primeiros indivíduos entrarão em nossa plataforma CFA e, consequentemente, chegarão lá com liquidez.
Vale ressaltar que o banco preparou um scoring especial (sistema de avaliação) para seus clientes antes de liberar a opção. A mudança garante que os usuários tomem uma decisão de investimento de forma consciente, entendendo os riscos existentes.
As incursões criptográficas anteriores
Ao contrário da postura hostil mostrada pelo Banco Central da Federação Russa em relação ao setor de criptomoedas, o Sberbank buscou aprovação para lançar seu próprio ativo digital e registrar uma plataforma blockchain em 2021.
O Sberbank alcançou um marco significativo alguns meses depois, criando um fundo negociado em bolsa (ETF) blockchain que rastreia as principais empresas de criptomoedas, incluindo Galaxy Digital, Coinbase e Diginex. Este foi o primeiro produto desse tipo na Rússia que permitiu aos investidores domésticos lidar com o setor sem ter que comprar, vender ou manter tokens.
Posteriormente, o banco obteve uma licença em 2022 que permite emitir e trocar criptomoedas. Sergey Popov – Diretor da Divisão de Negócios de Transações, Sberbank deu mais detalhes:
As empresas poderão fazer sua primeira transação em nossa plataforma blockchain daqui a um mês. Estamos apenas iniciando nosso trabalho com ativos digitais, percebendo que um maior desenvolvimento requer adaptação da estrutura regulatória atual. Para isso, estamos prontos para trabalhar em estreita colaboração com os órgãos reguladores e executivos.
LEIA TAMBÉM
Bitget Cria Ferramenta de Negociação de Criptomoedas que Usa Inteligência Artificial
Banco Indiano Tem Como Meta 1 Milhão de Usuários de CBDC até Junho de 2023