O Embaixador russo no Cairo, Georgy Borisenko, confirmou que o Egito submeteu seu pedido de adesão ao bloco dos BRICS. Além disso, Georgy afirmou que o interesse do Egito está principalmente nos esforços da aliança para estabelecer o comércio em “moedas nacionais ou uma nova moeda comum”.
Recentemente, havia se discutido que o Egito era um favorito para submeter um pedido ao bloco económico. Posteriormente, o ministro do comércio do país confirmou ontem que seu comércio com o bloco seria estabelecido em moedas nacionais. Assim, eliminando o uso do dólar dos EUA no comércio com a China, Rússia e Índia.
Egito Submete Pedido para Entrar nos BRICS
Com a reunião anual chegando em apenas alguns meses, a expansão dos BRICS será um tópico popular de discussão. De fato, o discurso em torno de seu crescimento e o desenvolvimento de uma moeda alternativa provavelmente dominará a cúpula. No entanto, agora parece que um país foi oficialmente nomeado por ter submetido um pedido.
O Embaixador russo no Cairo, Georgy Borisenko, declarou que o Egito submeteu oficialmente seu pedido para entrar no bloco dos BRICS. Especificamente, ele afirmou: “Um dos esforços que os BRICS estão atualmente buscando é mudar o comércio para moedas alternativas, seja em moedas nacionais ou uma nova moeda comum. O Egito tem muito interesse nisso”, relatou o i24 News.
Egito Quer Aumentar Negociações com a Rússia
Além disso, a possível admissão ao bloco faz parte dos esforços dos países para aumentar o comércio com a Rússia. “Novos mecanismos estão sendo criados para transações comerciais”, comentou Borisenko. Referindo-se ao aumento da atividade económica iniciada entre os dois países.
O Egito é um dos muitos países que buscam adesão ao grupo. No entanto, a reunião dos BRICS em Agosto deve apresentar uma série de países interessados. Especificamente, diplomatas de nações como Irão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (EAU) estarão presentes. Provavelmente buscando uma decisão sobre seus vários pedidos de adesão aos BRICS, e seu Novo Banco de Desenvolvimento.
Leia também: BRICS: Egito Abandona o Dólar Americano no Comércio com o Bloco
Leia também: BRICS: França Pode Se Tornar no Primeiro País Europeu a Entrar na Aliança