Nos últimos anos, os NFTs (tokens não fungíveis) ganharam destaque no mundo da arte digital e colecionáveis digitais. Embora a maioria dos NFTs seja baseada em blockchains como Ethereum, existe uma plataforma menos conhecida que permite a criação de NFTs na rede Bitcoin, chamada Counterparty. Neste guia, exploraremos o conceito de Counterparty e destacaremos alguns dos NFTs históricos criados nessa plataforma.
O Que é Counterparty?
Counterparty é uma plataforma de tokenização construída sobre a blockchain do Bitcoin. Ela permite que os usuários criem e troquem tokens personalizados, incluindo tokens não fungíveis (NFTs). Ao contrário da maioria das outras plataformas NFT, que são baseadas em blockchains específicas, como Ethereum, Counterparty usa a infraestrutura já existente do Bitcoin para implementar suas funcionalidades. Isso significa que os NFTs do Counterparty são registrados e gerenciados na própria blockchain do Bitcoin.
Para criar um NFT na rede Counterparty, os usuários devem usar uma carteira compatível com a plataforma. Além disso, eles precisam “queimar” (burn) uma certa quantidade de Bitcoin para registrar seu NFT na blockchain. Esse processo garante que o NFT seja escasso e autenticado pelo Bitcoin.
O lançamento da Counterparty marcou uma virada significativa na história digital. Ajudou as pessoas a perceberem que o design do Bitcoin pode ser aplicado a qualquer ativo ou transação que exija um certo grau de verificação não apenas uma forma alternativa de dinheiro ou uma reserva de valor.
Também preparou o cenário para o movimento Counterparty é uma plataforma de tokenização construída sobre a blockchain do Bitcoin. Ela permite que os usuários criem e troquem tokens personalizadosobal de arte criptográfica e colecionáveis, como visto em projetos nativos como Spells of Genesis em 2015 e Rare Pepes em 2016 ambos considerados precursores seminais do boom moderno do NFT.
Como Funciona a Counterparty?
Semelhante a como os padrões de token Ethereum definem como certos ativos funcionam em seu protocolo, a Counterparty fornece a infraestrutura que descreve como as pessoas podem criar tokens exclusivos no blockchain Bitcoin. Esses ativos não se limitam a colecionáveis ou tokens digitais, mas qualquer coisa com raridade comprovada, até mesmo itens físicos.
A Counterparty é semelhante a uma solução de camada 2 para Bitcoin, uma plataforma construída sobre o Bitcoin que herda a segurança do blockchain original, mas fornece funcionalidade adicional. Nesse sentido, é semelhante ao Stacks , outra plataforma construída sobre o Bitcoin para fornecer funcionalidade de contrato inteligente para alimentar NFTs aplicativos financeiros descentralizados (DeFi).
Como o Counterparty é nativo do Bitcoin e pode incorporar e usar dados do protocolo Bitcoin ao executar contratos, a transação na plataforma parece exatamente como seria ao usar o BTC. Os nós de Counterparty simplesmente interpretam os dados nessas transações com base em regras específicas. A partir daí, o protocolo cria seu próprio registro de transações relacionadas que viu na rede Bitcoin subjacente.
Diferença entre Bitcoin e Counterparty e
A diferença notável entre Bitcoin e Counterparty está no relacionamento entre os nós. Ao contrário dos nós do Bitcoin, os nós da contraparte não se comunicam entre si e não oferecem uma “rede ponto a ponto”. Embora todos compartilhem o mesmo código e recebam os mesmos dados de transação, a função principal dos nós da Counterparty é conectar-se ao software Bitcoin.
Uma vez conectados, os nós baixam e decodificam os dados de cada transação, enquanto se beneficiam da segurança e do poder de computação do Bitcoin. Além disso, como acontece com o gás no Ethereum, os usuários ainda precisam pagar taxas de mineração ao fazer transações no Counterparty.
Outras Funcionalidades dela
Além de potencializar ativos únicos e verificáveis, o Counterparty também oferece suporte a uma variedade de funções adicionais. Alguns deles incluem:
- Endereços de assinatura múltipla: “Multisig” refere-se a situações em que dois ou mais indivíduos (por meio de suas chaves privadas) devem aprovar e assinar transações antes que possam ser executadas. Ao fornecer suporte multisig, a Counterparty oferece segurança mais robusta e uma gama abrangente de utilidades para seus usuários, como ajudar equipes remotas a trabalharem juntas. Ele também fornece aos emissores de tokens uma maneira segura de armazenar seus ativos, além de um melhor controle sobre a distribuição
- Governança e votação: os usuários também podem criar e tocar em tokens de Counterparty para votar em um resultado desejado em um DAO ou comunidade online (por exemplo, DevParty ). Dito isto, a votação da aposta com a moeda nativa da Counterparty, XCP, ainda está em desenvolvimento. Está planejado para permitir uma governança robusta e descentralizada do protocolo de contraparte.
- Counterparty DEX : antes do Uniswap e do SushiSwap , a Counterparty lançou uma das primeiras trocas descentralizadas bem-sucedidas, que funciona como um recurso nativo incorporado ao próprio protocolo. Como em qualquer DEX, o protocolo assume o papel de agente fiduciário e câmara de compensação, removendo custos, tempo e riscos de terceiros desnecessários para os usuários ao fazer transações. As pessoas podem visualizar pedidos abertos no DEX por meio do xchain.io (um explorador de blocos relacionado) e interagir com ele por meio de carteiras compatíveis, como Freewallet ou Rare Pepe Wallet, colocando pedidos de compra e venda em ativos que gostariam de trocar.
Quais carteiras estão na Counterparty?
A Counterparty oferece uma carteira nativa chamada Counterwallet . No entanto, armazenar ativos como tokens Rare Pepes ou XCP pode ser feito com uma variedade de alternativas, incluindo:
- FreeWallet : uma carteira gratuita de código aberto que suporta Bitcoin e Counterparty. Por meio do FreeWallet, os usuários podem enviar e receber BTC e tokens, criar e emitir tokens, assinar e transmitir mensagens e oferecer suporte a vários endereços. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android e também é executado em navegadores da web.
- Rare Pepe Wallet : Criada pelo notável desenvolvedor Joe Looney , a Rare Pepe Wallet é uma das carteiras Counterparty mais conhecidas e usadas pelos comerciantes para coletar e armazenar cartões Rare Pepe. As pessoas também podem comprar e pesquisar Rare Pepes por meio da carteira usando BTC, PepeCash ou XCP.
- Freeport : como uma extensão do Google Chrome, o Freeport oferece suporte a tokens Bitcoin e de Counterparty. Ele também permite que os usuários coletem, negociem e criem ativos exclusivos no Bitcoin.
O futuro da Counterparty
O mercado NFT explodiu em popularidade e reconhecimento nos últimos dois anos, impulsionado por plataformas prósperas como Ethereum, Solana e Flow . A Counterparty não tem nem de perto o mesmo nível de hype ou demanda hoje, mas seu papel em ajudar a ser pioneiro no conceito de ativos tokenizados exclusivos permanece claro.
Mesmo assim, ela possui uma comunidade dedicada que continua trabalhando na plataforma desde o seu lançamento. A cena do desenvolvedor dá as boas-vindas aos construtores e fornece recompensas relacionadas à segurança, e novos contribuidores podem executar um nó , se quiserem.
LEIA TAMBÉM
BlackRock tem ‘50% de Chance’ de Obter Spot Bitcoin ETF Aprovado