Desde que o financiamento descentralizado ( DeFi ) explodiu pela primeira vez em 2020, a maioria dos projetos DeFi foi construída na blockchain Ethereum. Os detentores de Bitcoin que desejam acessar o DeFi geralmente optam por usar versões empacotadas do Bitcoin , como o WBTC. Isso permitiu que eles usassem tokens atrelados 1:1 ao Bitcoin.
Mas em 2021 e 2022, houve grandes mudanças no mundo do DeFi. Não apenas os potenciais “assassinos de Ethereum” , como Solana , tiraram a participação no mercado de DeFi da Ethereum, mas também houve crescimento e viabilidade crescentes para projetos de DeFi construídos em torno do próprio blockchain do Bitcoin.
O que é DeFi
O DeFi, ou Finanças Descentralizadas, refere-se a um conjunto de aplicativos financeiros construídos sobre uma rede blockchain, com o objetivo de fornecer serviços financeiros de forma descentralizada, sem a necessidade de intermediários tradicionais, como bancos ou corretoras. O objetivo do DeFi é tornar o mundo das finanças disponível para todos ou, pelo menos, para qualquer pessoa com conexão à Internet.
Embora o DeFi seja mais conhecido por ser implementado na rede Ethereum, também é possível encontrar iniciativas DeFi na rede Bitcoin. Enquanto a rede Bitcoin é principalmente uma plataforma para transações e armazenamento de valor, alguns projetos estão explorando maneiras de trazer recursos DeFi para essa infraestrutura.
Os projetos DeFi na rede Bitcoin geralmente utilizam contratos inteligentes para criar protocolos financeiros descentralizados. Os contratos inteligentes são programas autônomos que executam automaticamente ações pré-determinadas quando certas condições são atendidas. Eles garantem que as transações e interações financeiras ocorram de forma confiável, transparente e sem a necessidade de intermediários.
Como funciona o Bitcoin DeFi?
O Bitcoin DeFi funciona de maneiras diferentes, dependendo do blockchain em que é implantado.
Bitcoin DeFi construído em Ethereum:
Para usar o Bitcoin no Ethereum, os detentores de Bitcoin precisam usar um token como o Wrapped Bitcoin (WBTC) . O Bitcoin embrulhado é essencialmente uma representação 1:1 do Bitcoin que pode ser usado em outras cadeias de blocos. No Ethereum, o token Wrapped Bitcoin (WBTC) ERC-20 pode ser usado em plataformas DeFi como qualquer outro ativo no blockchain Ethereum.
Um detentor de Bitcoin poderia converter Bitcoin em WBTC e, em seguida, pedir emprestado contra WBTC para emprestar stablecoins usando uma plataforma como MakerDAO . Essas stablecoins podem então ser reinvestidas de volta no ecossistema DeFi. Esta estratégia acarreta o risco de que o WBTC usado como garantia possa ser liquidado.
Quais são alguns projetos Bitcoin DeFi?
- Bitcoin wrapped(WBTC) – Um token ERC-20 no blockchain Ethereum atrelado a 1:1 ao preço do Bitcoin e apoiado por uma quantidade equivalente de Bitcoin mantida em um cofre digital. Originalmente iniciado por BitGo, Ren e Kyber, o WBTC agora é mantido e gerenciado pelo WBTC DAO.
- Ren VM – Uma rede que permite que criptomoedas, incluindo Bitcoin, sejam agrupadas e enviadas para outras cadeias de blocos usando o RenBridge .
- RSK (Rootstock) – Um blockchain de contrato inteligente operando como uma sidechain Bitcoin e suportando várias plataformas DeFi .
- BadgerDAO – Uma organização autônoma descentralizada ( DAO ) que oferece soluções para o uso de Bitcoin no ecossistema DeFi, a BadgerDAO foi vítima de um hack de US$ 120 milhões no final de 2021.
- Stacks – Um blockchain de camada 1 independente vinculado à rede Bitcoin e compatível com uma variedade de dapps.
Qual é o futuro do Bitcoin DeFi?
Em maio de 2022, quase US$ 9 bilhões em Bitcoin foram bloqueados no Wrapped Bitcoin (WBTC). Isso representa um valor de mercado de pouco mais de US $ 4 milhões (não bilhões) de dólares no início de 2020.
Embora o aumento do WBTC seja apenas uma métrica que mostra um aumento nas participações de Bitcoin fluindo para DeFi, agora há um número crescente de caminhos que os detentores de Bitcoin podem usar. Quais plataformas e protocolos Bitcoin DeFi são mais bem-sucedidos dependerão de sua segurança e durabilidade a longo prazo, bem como das recompensas oferecidas aos investidores.
LEIA TAMBÉM
O Que é Counterparty? Guia dos NFTs Históricos Criados na Rede Bitcoin
BlackRock tem ‘50% de Chance’ de Obter Spot Bitcoin ETF Aprovado