Actualmente, a Receita Federal Americana (IRS, na sigla inglesa) não possui uma política interna acerca da tributação de todos os criptoactivos em si, mas sim das chamadas moedas virtuais (virtual currencies), as quais, conforme a definição do próprio órgão, são qualquer representação de um valor por meio de um meio digital, que funciona como uma verdadeira moeda de troca, unidade de conta e/ou reserva de valor.
As criptomoedas não são consideradas activos nos EUA, mas sim transacções, o que significa que penalidades e multas podem ser aplicadas se essas transacções não forem rastreadas e relatadas adequadamente ao IRS.
Nos EUA, apenas comprar cripto, que está em sua carteira, não é tributável em si. Os impostos só se aplicam quando você vende, investe ou de outra forma aliena o activo para obter ganhos. Imposto sobre ganhos de capital e imposto de renda são os dois tipos de impostos que se aplicam às criptomoedas nos EUA.
Imposto sobre ganhos de capital e de renda dos activos criptográfico
Os lucros da venda de um activo que foi adquirido a um custo menor estão sujeitos ao imposto sobre ganhos de capital. Os ganhos de criptomoeda são considerados ganhos de curto prazo se forem mantidos por menos de um ano. É considerado um ganho de longo prazo se for mantido por mais de um ano.
A troca de um activo digital por outro, ou negociação, também é vista como um evento de ganho de capital. Isso incluiu o uso de criptomoedas para comprar NFTs.A receita da mineração e staking de tokens está sujeita ao imposto de renda sobre transacções de criptomoeda.
Este processo de impostos também inclui a aquisição de criptografia por meio de um lançamento aéreo ou quaisquer pagamentos de juros feitos em criptomoeda para empréstimos feitos usando finanças descentralizadas (DeFi). Além disso, ganhar cripto em troca de trabalho é visto como um evento de imposto de renda.
Como Rastrear e relatar as transacções nos EUA
Para cumprir todos os compromissos fiscais, é crucial rastrear, relatar e analisar com precisão todas as transacções criptográficas. Algumas pessoas podem precisar apenas tirar screenshots das poucas transacções que fizeram ao longo do ano. Outros podem achar trabalhoso rastrear transacções de criptomoeda em todos os ecossistemas Web3.
Existem vários programas de software projectados especificamente para rastrear e produzir dados para transacções de criptomoeda. Koinly, CoinLedger e Accointing são algumas escolhas populares.
Para relatar as vendas e alienações de amaneira maneira de capital, utilize o Formulário 8949 do imposto criptográfico. No formulário, a parte é para curto prazo e a parte II é para longo prazo. A depender da sua transacção divulgada no Formulário 1099, o usuário deve marcar a caixa apropriada na parte superior do formulário.
O Formulário Fiscal 1099 B é usado para relatar uma variedade de receitas recebidas durante o ano, incluindo receitas de investimentos em acções e criptomoedas. As trocas devem emitir este formulário.
O usuário precisará, igualmente, escolher a opção C (no Formulário 8949), que é aplicável a transacções breves que não foram relatadas anteriormente, pois a maioria das trocas não fornece o Formulário 1099-B para transacções de criptomoeda.
Depois de preencher o Formulário 8949, o usuário deve somar o seu ganho ou perda total e incluí-lo no Anexo D do Formulário 1040. O Formulário 1040 é o formato mais usado para preencher declarações de imposto de renda individual nos EUA. Todos os rendimentos de criptomoeda, bem como quaisquer ganhos ou perdas de capital de transacções, devem ser divulgados.
LEIA TAMBÉM
O que é Web 3.0 e Como Ela Impactará o Mercado de NFTs?
Banco Deixa Criminoso Roubar Dinheiro de seu Cliente por Estar Muito Ocupado