Para abordar sobre o XRP, devemos antes falar sobre o que a Ripple, pois inúmeras vezes são todas como sinônima. Nó entanto, Ripple e XRP não são a mesma coisa.
Criado por Chris Larsen e Jed McCaleb em 2012, o Ripple é protocolo de pagamento distribuído, com código aberto, que usa a tecnologia Blockchain para transações interbancárias.
O protocolo visa, entre outros objectivos, fornecer um sistema eficiente para a transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e instituições financeiras.
Sua solução para pagamentos globais utiliza a tecnologia blockchain para aumentar a velocidade, reduzir custos e aumentar a segurança das transacções.
Diferente de outras plataformas, a rede Ripple suporta outros tokens, moedas fiduciárias e até commodities, o que o significa que o protocolo dintingui-se dos outros que buscam acabar com a necessidade de um banco central.
O Ripple possui uma criptomoeda própria designada XRP, a qual usa a tecnologia blockchain como princípio para seu o sistema de validação de transacções.
O que é XRP?
A XRP é a criptomoeda nativa do protocolo, criada em 2012 pela Ripple Labs, empresa responsável pelo protocolo. A criptomoeda pode ser usada para trocar por outras criptomoedas ou moedas fiat, podendo ser usada também como uma forma de financiar transacções na rede Ripple.
O diferencial da XRP, em comparação às outras criptomoedas, é que ela funciona para além da blockchain, uma vez que o protocolo pode ser implementado em sistemas de bancos e instituições tradicionais.
Há um número limitado da cripto XRP existentes e actualmente cerca de 45,404 mil milhões criptomoedas estão em circulação.
Como o Ripple (XRP) funciona
Para entender como funcionam as transacções no Ripple é necessário primeiro compreender o que é o XRP Ledger.Assim sendo, o XRP Ledger é a blockchain de código aberto, na qual as partes podem construir soluções, semelhante ao blockchain Ethereum.
Assim sendo, XRP ledger utiliza tecnologia de ledger distribuído (em vez da tecnologia Blockchain) para apoiar a transferência de fichas que representam moeda fiat, moeda criptográfica ou qualquer outra unidade de valor.
Uma vez que o protocolo é completamente aberto, qualquer pessoa poderia aceder ao mesmo sem a aprovação prévia do Ripple Labs. Isto permite aos actores bancários e não bancários incorporar o protocolo Ripple nos seus próprios sistemas.
Validação de Transações XRP
O livro-razão é mantido por vários participantes independentes de uma “Comunidade XRP” global. Cada transacção XRP requer um acordo dos nodes de validação independentes. Esse acordo é denominado consenso e funciona como o acordo final e irreversível.
O livro-razão chega a um consenso sobre todas as transacções a cada 3 a 5 segundos (média de pouco menos de 4 segundos), momento em que um novo livro-razão é emitido.
Qualquer pessoa pode se tornar um validador, e os validadores activos no ledger actualmente incluem universidades, bolsas e até instituições financeiras. Existem actualmente 36 validadores, com Ripple Labs executando 6 dos nodes (representando 16% da rede).
Conclusão
XRP é uma moeda digital concebida para ter transacções muito mais rápidas e baratas do que outras criptomoedas, tornando-o mais adequado para pagamentos do dia-a-dia.
O valor do XRP provém da sua velocidade de processamento e apelo às instituições, e é o meio termo entre as finanças tradicionais e as finanças descentralizadas.
A sua capacidade de ser trocada por qualquer moeda ou valor (como o ouro) com uma comissão mínima unificada é uma vantagem que o torna uma criptomoeda única.
LEIA TAMBÉM
O que é o Bard? Saiba Tudo Sobre o Chatbot de IA da Google Rival do ChatGPT
O Halving do Bitcoin está a Menos de 40.000 Quarteirões de Distância – Eis o que Isso Significa