Para entender como funciona a rede Ethereum , você precisa entender esses três elementos: ETH (Ethereum ou “éter”), gás e tokens ERC-20.
Coletivamente, eles ajudam a alimentar a rede, incentivam os mineradores e permitem que outros criem seus próprios tokens no topo da blockchain da Ethereum.
O que é ETH?
A criptomoeda ETH (ou “Ethereum”) é o combustível digital da Blockchain Ethereum. Para alimentar seu carro, você precisa comprar gasolina. Para alimentar suas transações na blockchain Ethereum, você precisa de ETH.
No Ethereum, esse ETH é uma quantidade de energia necessária para fazer sua transação funcionar. Voltando à analogia do carro, é quanta gasolina é necessária para fazer o motor funcionar e levar o carro ao destino que você deseja chegar.
E para calcular quanto ETH é necessário para fazer uma transação funcionar, os desenvolvedores por trás do Ethereum criaram o gás.
O que é gás no Ethereum?
Gás é o custo que a rede cobra para processar sua transação.
Na analogia do carro, é quanto um posto de gasolina cobrará para abastecer seu carro normalmente uma parte do custo por galão ou litro. Se você deseja enviar ETH, interagir com um contrato inteligente ou qualquer outra coisa que precise ser registrada na blockchain Ethereum, você deve pagar por isso.
Esse pagamento é calculado em gás e pago em ETH.
Os mineradores de Bitcoin cobram taxas de transação para processar as transações das pessoas; um processo semelhante se aplica na Blockchain Ethereum. Um incentivo é criado para encorajar um minerador Ethereum a processar sua transação rapidamente.
Esse preço do gás sobe e desce, dependendo de quão ocupada a rede Ethereum está, ou seja, quantas transações precisam ser verificadas.
O que são tokens ERC-20?
Ethereum não é apenas uma blockchain , como o Bitcoin ; é uma plataforma. Isso significa que outros tokens podem ser executados em cima dele e aplicativos descentralizados ( dapps ) podem ser criados usando contratos inteligentes .
À medida que a popularidade do Ethereum crescia e as pessoas começaram a criar seus próprios contratos inteligentes, surgiu um problema: como você consegue que esses contratos diferentes interajam entre si?
A resposta foi ERC-20. Este é um padrão ou conjunto de regras que facilitam a interação dos contratos.
O padrão de token ERC-20 permite que os desenvolvedores criem seus próprios tokens na rede Ethereum . Ele forneceu uma rota mais fácil para as empresas desenvolverem produtos blockchain em vez de criar sua própria criptomoeda.
Alguns tokens, como o token UNI da Uniswap , são configurados para permanecer tokens ERC-20; outras criptomoedas, como a Binance Coin , já passaram para suas próprias blockchains.
Quais são as propriedades dos tokens ERC-20?
Os tokens ERC-20 são os tokens mais usados ??na rede Ethereum. Eles são projetados para serem usados ??para pagar por funções e são conhecidos como tokens de utilidade. Eles também podem ser usados ??para pagar por bens e serviços.
Esses tokens são:
- Fungíveis – O código de cada token individual é o mesmo de qualquer outro, embora os históricos de transações possam ser usados ??para identificar e separar os tokens envolvidos.
- Transferíveis – Podem ser enviados de um endereço para outro.
- Fornecimento fixo – Um número fixo de tokens deve ser criado para que os desenvolvedores não possam emitir mais tokens e aumentar o fornecimento.
Como comprar e armazenar tokens ERC-20
Muitos tokens ERC-20 são negociáveis ??em Exchanges de criptomoedas, como Coinbase e Binance.
Você também precisará de uma carteira de criptomoeda para que possa armazenar tokens Ethereum; uma carteira de digital, como MetaMask , ou uma carteira de hardware ou também decarteiras frias.
Quais criptomoedas são baseadas no padrão ERC-20?
Desde que o padrão de token ERC-20 foi finalizado, mais de 500.000 tokens compatíveis com ERC-20 foram emitidos. Alguns dos principais tokens ERC-20 incluem:
- Uniswap (UNI) – Uma Exchange descentralizada ( DEX ) que permite aos usuários trocar tokens ponto a ponto, sem depender de um intermediário centralizado.
- Decentraland (MANA) – O token que sustenta a plataforma metaversa Decentraland, MANA é queimado para adquirir tokens LAND não fungíveis que representam lotes de terra virtual.
- ApeCoin (APE) – O token de utilidade e governança para o ecossistema Bored Ape Yacht Club , baseado na popular coleção NFT PFP (imagem de perfil) .
- Aave (AAVE) – O token nativo da plataforma de empréstimos de finanças descentralizadas ( DeFi ) Aave.
- Wrapped Bitcoin (WBTC) – Um token ERC-20 lastreado 1:1 por Bitcoin, que pode então ser usado como garantia, aumentando a liquidez em aplicações DeFi.
Quais são as desvantagens dos tokens ERC-20?
- Baixa taxa de transferência – A rede Ethereum foi obstruída quando os dapps experimentaram alta demanda, como CryptoKitties (que desde então mudou para sua própria blockchain Flow ). Quando isso acontece, a rede fica mais lenta e as transações ficam mais caras.
- Transações lentas – O tempo de bloqueio é de cerca de 14 segundos, portanto as transações podem levar até um minuto para serem processadas. Isso pode ser adequado para alguns usos ou muito lento para outros.
- ETH – Quando são feitas transações envolvendo tokens ERC-20, é necessária uma segunda criptomoeda para pagar as taxas de transação. Isso pode adicionar tempo e custo, pois pode resultar em poeira em diferentes plataformas.
Que outros padrões Ethereum existem?
Outros padrões Ethereum foram criados por diferentes razões, incluindo:
- ERC-721 – Este é o padrão de token para tokens não fungíveis ( NFTs ). Cada token é único e tem seu próprio código, o que levou a um mercado crescente de cripto colecionáveis, incluindo cartões colecionáveis ??e obras de artes digitais .
- ERC-1400 – Estes são para tokens de segurança para que os tokens possam ser vendidos como títulos. Isso requer mais controle sobre quem pode acessar as moedas e introduz protocolos de conhecimento do cliente.
- ERC-223 – Quando você faz uma transação, as taxas são pagas em Ether. Esse padrão permite que as taxas de transação sejam pagas usando os tokens envolvidos. Isso significa que uma transferência de Augur seria paga em tokens Augur, com o símbolo REP.
- ERC-777 – Destina-se a ser uma melhoria no padrão ERC-20, reduzindo as despesas gerais e adicionando novos recursos. É compatível com versões anteriores, o que significa que pode ser mais amplamente adotado.
O futuro dos tokens ERC-20
Muitas plataformas de blockchain foram consideradas o próximo “ assassino do Ethereum ”, mas o Ethereum conseguiu manter seu segundo lugar no ranking, logo atrás do Bitcoin.
If a country wants to move its currency to the blockchain today, which platform would be ready and suitable?
— Olivier Janssens (@olivierjanss) July 11, 2018
Os tokens ERC-20 são amplamente utilizados e sua tração continuará enquanto o Ethereum mantiver seu status. Na verdade, sua maior ameaça vem do inimigo interno: novos padrões Ethereum. Quando se trata de seleção natural, eles precisam ser os mais aptos para sobreviver.