O avanço tecnológico possibilitou o surgimento da Blockchain, uma tecnologia que introduziu uma nova era de transparência financeira, onde as transações de criptomoedas e os saldos das carteiras são permanentemente registados e visíveis publicamente, os participantes são capazes de interagir com maior confiança e sem a necessidade de intermediários.
No entanto, nem todas as blockchains são transparentes. Em algumas, é muito difícil rastrear ou revelar informações sobre transações subsequentes devido às características privadas inerentes às moedas de privacidade, criadas dentro das próprias redes.
O que são moedas de privacidade?
Uma criptomoeda de privacidade é um tipo de criptomoeda concebida para dar prioridade à privacidade e anonimato ao utilizador. Elas são cunhadas com recursos de aprimoramento de privacidade projectados para reduzir a rastreabilidade.
O anonimato não é uma característica predefinida das transações feitas em blockchains. Razão pela qual, as moedas de privacidade foram concebidas para preencher essa necessidade. Elas utilizam várias características de design para ofuscar ou remover os dados de transação que comprometem a privacidade do remetente ou do destinatário.
Como funcionam as moedas de privacidade?
As moedas de privacidade empregam diferentes métodos para ocultar as identidades e históricos de transações de seus utilizadores. Aqui estão algumas das estratégias mais comuns:
Assinaturas em anel: Permitir que um grupo de utilizadores assine uma transação em conjunto, dificultando a identificação do utilizador que iniciou a transação.
Endereços furtivos: Permitir que os utilizadores criem endereços únicos e exclusivos para cada transação, dificultando a ligação das transações a um utilizador específico por parte de terceiros.
Transações confidenciais: Permitir que o montante da transação seja ocultado da vista do público, adicionando uma camada extra de privacidade.
Mistura de moedas: Mistura moedas de vários utilizadores de uma forma que dificulta a identificação da fonte original das moedas
Quais são as moedas de privacidade mais conhecidas?
Ate Abril de 2023, as três principais moedas de privacidade por capitalização de mercado eram Monero (XMR), Zcash (ZEC) e Dash (DASH) – cada uma com diferentes graus de privacidade.
Lançada em 2014, a Monero é uma criptomoeda descentralizada e de código aberto, concebida para garantir a privacidade por padrão. Utiliza uma combinação de assinaturas em anel, endereços ocultos e transações confidenciais para maximizar a privacidade das suas transações e torná-las difíceis de rastrear.
Actualmente, a Monero é a “única grande criptomoeda onde cada utilizador é anónimo por padrão. Possui uma capitalização de mercado de aproximadamente 3 mil milhões de dólares.
A Zcash foi lançada em 2016. Baseada no protocolo da Bitcoin, a ZEC tem características de privacidade opcionais incorporadas chamadas Argumento de Conhecimento Zero, Sucinto e Não Interativo).
Com uma capitalização de mercado de 700 milhões de dólares, a Zcash é seletivamente transparente, permitindo que os usuários escolham quando compartilhar transações ou informações de endereço.
Como a Zcash, a DASH é uma criptomoeda popular que oferece privacidade como uma característica opcional e não como padrão. Ela tem uma funcionalidade integrada de mistura de criptomoedas chamada PrivateSend.
A PrivateSend permite que vários utilizadores misturem as suas criptomoedas, tornando as transações mais privadas e menos rastreáveis. A funcionalidade utiliza uma versão modificada de um protocolo popular chamado CoinJoin, que mistura várias entradas e saídas.
Existem centenas de moedas de privacidade que utilizam uma combinação de características de design que melhoram a privacidade. Outras são: Beldex, Horizonte, Manter, Dero, Traço e etc.
Conclusão
A utilização de moedas de privacidade divide a comunidade de blockchains. Alguns acreditam que a privacidade é um direito humano fundamental que as criptomoedas devem maximizar, enquanto outros acreditam que a privacidade não pode ser obtida à custa da proteção de maus atores.
Importa dizer que, embora as moedas de privacidade sejam mais resistentes ao rastreamento do que outras criptomoedas, nada é completamente anónimo, 9 que significa que os investigadores com capacidades avançadas de rastreamento podem acompanhar o movimento das moedas de privacidade.
LEIA TAMBÉM
Coinbase Anuncia que Listará a Stablecoin do Paypal PYUSD
Seis dos Maiores Produtores de Petróleo do Mundo são Agora Membros do BRICS