O astro do futebol brasileiro, aposentado, Ronaldinho Gaúcho, negou as acusações de envolvimento em um esquema de pirâmide de criptomoedas que leva seu nome.
Na quinta-feira, o astro do futebol, cujo nome verdadeiro é Ronaldo de Assis Moreira, compareceu perante um grupo de parlamentares em uma audiência no Congresso para tratar dessas graves acusações.
Ele negou categoricamente qualquer associação com a empresa implicada nas atividades fraudulentas, conhecida como 18k Ronaldinho Comércio e Participações Ltda .
A empresa atraiu investidores para usar uma suposta plataforma fraudulenta.
Os operadores da plataforma convidaram os detentores de criptomoedas a investir um mínimo de US$ 30 em criptomoedas e prometeram-lhes ganhos de 2% ou mais por dia em suas apostas.
“Eles usaram indevidamente meu nome para criar a razão social desta empresa”, afirmou Ronaldinho com firmeza durante a audiência, de acordo com um comunicado da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil.
“Não é verdade que sou o fundador e sócio controlador do 18K Ronaldinho”, disse o ex-jogador de 43 anos, conhecido por sua ilustre carreira no Brasil e no Barcelona.
O renomado ex-jogador esclareceu que assinou contrato com uma entidade sediada nos Estados Unidos, a 18k Watch Corporation, em 2016 para desenvolver uma linha de relógios com a sua imagem.
No entanto, ainda não está claro se essas duas empresas estão relacionadas.
Durante a audiência no Congresso, o relator Ricardo Silva questionou sobre as ações judiciais movidas por Ronaldinho contra a empresa por uso não autorizado de sua imagem.
A lenda do futebol revelou que seu irmão está a cuidar dos aspectos jurídicos dessas questões, colocando sobre ele a responsabilidade de navegar pelo complexo cenário jurídico.
Notavelmente, Ronaldinho se viu envolvido em uma ação coletiva iniciada pelo Instituto de Relações de Consumo do Brasil em 2020.
A ação buscava 300 milhões de reais (US$ 60,66 milhões) em danos em nome de clientes que perderam fundos no golpe de 18 mil Ronaldinho Comércio e Participações Ltda.
Em outro problema jurídico, Ronaldinho e seu irmão foram presos no Paraguai por posse de passaportes falsificados em 2020, resultando em 171 dias de prisão.
Apesar desses contratempos, Ronaldinho continua ser um ícone do futebol brasileiro, tendo sido eleito Jogador do Ano da FIFA em 2004 e 2005.
Além disso, conquistou a Copa do Mundo com o Brasil em 2002 e também venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona em 2006.
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
.