Em uma entrevista de 1º de setembro à CNBC, Clayton disse que as principais instituições financeiras apoiam o Bitcoin
os veículos de investimento representaram uma mudança na forma como os investidores de varejo poderiam obter exposição à criptografia. Em 31 de agosto, a SEC designou um período mais longo no qual poderia revisar aplicações de fundos negociados em bolsa (ETF) BTC à vista da BlackRock, WisdomTree, VanEck, Invesco Galaxy, Bitwise, Valkyrie e Fidelity.
A comissão tem mais 45 dias após a publicação do aviso no Registro Federal para aprovar, negar ou atrasar novamente os pedidos de ETF dessas 7 grandes empresas. Segundo Clayton, ele espera ver “progresso nisso daqui para frente”. A SEC pode continuar a prorrogar os prazos das inscrições até março de 2024.
Uma aprovação é inevitável”, disse Clayton. “A dicotomia entre um produto futuro e um produto à vista não pode durar para sempre
O argumento de Clayton ecoou o da juíza do Tribunal de Apelações dos EUA, Neomi Rao, que junto com outros dois juízes ordenou que a SEC analisasse o pedido da gestora de ativos Grayscale para converter seu Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF Bitcoin à vista. Rao disse que a SEC já havia aprovado ETFs futuros de BTC e sugeriu que a oferta da Grayscale era “materialmente semelhante”.
Os atrasos na aplicação do ETF ocorreram em rápida sucessão em 31 de agosto, antes do fim de semana do feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos. O próximo prazo para as principais aplicações spot de BTC em análise termina em 7 de outubro, quando a comissão deverá fazer um anúncio sobre a oferta do gestor de fundos Global X.
Leia também: Países do G7 Chegam a Acordo Sobre as CBDCs
Leia também: Binance se Torna a Primeira Corretora a Obter Licença MVP em Dubai