A directora de tecnologia e informação do Banco Central da Nigéria, Rakiya Mohammed, afirmou que o país terá a sua própria moeda digital do banco central (CBDC) até o final do ano.
Segundo um relatório citado por Mohammed, a moeda digital será diferente de criptomoedas comuns, como o Bitcoin, e o acesso estará aberto para todos os nigerianos.
A chefe do sector de T.I do banco central disse que durante o período que estudaram as criptomoedas conseguiram detectar alguns riscos, e esta é a razão pela qual o banco está a deliniar uma estrutura de governação inclusiva.
Passamos mais de dois anos a estudar esse conceito de moeda digital do banco central e identificamos os riscos.
E, é uma das razões pelas quais estamos a estabelecer uma estrutura de governação central quenvolverá todas as partes interessadas da indústria para acessar todos os riscos à medida que continuamos nesta jornada.
Disse durante uma colectiva de imprensa virtual.
Vestígio de uma CBDC na Nigéria
Não é a primeira vez que se fala na adopção de uma possível moeda digital na Nigéria. Em maio de 2021, o governador do CBN, Godwin Emefiele sugeriu que as moedas digitais ganhariam vida até na Nigéria.
O CBN ordenou recentemente que os outros bancos parassem de fomentar serviços relacionados às criptomoedas por alegadamente as criptomoedas propiciarem a escassez de moeda estrangeira e pela desvalorização do naira no mercado informal.
Apesar da postura geral das autoridades nigerianas, Mohammed e Emefiele continuam a promover a adopção das moedas digitais.
Actualmente, a Nigéria está entre os principais mercado de criptomoedas do mundo e muito em breve fará um anúncio sobre a data de lançamento da sua CBDC, explicou Rakiya Mohammed.
LEIA TAMBÉM
BNA Avalia Possível Lançamento de Uma Criptomoeda do Banco Central
Banco da Namíbia Avisa o Público Que Não Aceitará Reclamações Relacionadas à Criptomoedas