O Bank of America reconheceu no seu mais recente relatório que o fluxo de remessas internacionais do El Salvador, que representam 24% do produto interno bruto do país, poderia beneficiar-se e muito da utilização do Bitcoin.
De acordo com o relatório do Bank of America (BoA, na sigla em inglês), o uso do Bitcoin para remessas poderá reduzir os custos de transacção em comparação aos canais tradicionais de envio e recepção de remessas internacionais.
O relatório, citado pelo Presidente salvadorenho Nayib Bukele pelo Twitter, nesta semana, observa que:
Se o uso do Bitcoin de facto reduz os custos de transacção, para cada dólar que a diáspora salvadorenha enviar para casa, [então] uma porção maior desse dólar poderia ser recebida pelos destinatários, aumentando a sua renda disponível e reduzindo a proporção de remessas perdidas para os intermediários financeiros.
Some of the opportunities @BankofAmerica sees with El Salvador’s #Bitcoin adoption: pic.twitter.com/5E63FM4TAF
— Nayib Bukele ?? (@nayibbukele) August 1, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Segundo os dados do Banco de Pagamentos Internacionais, o custo médio do envio ou recepção de remessas é superior a 10%. Uma vez aplicado o Bitcoin na emissão e recepção de remessas internacionais, os salvadorenhos poderão diminuir significativamente esta taxa.
O Bitcoin como moeda de curso legal dá mais opções aos salvadorenhos
O relatório do banco também faz referência à importância da adopção do Bitcoin em El Salvador, na medida em que poderá ajudar a bancarizar os mais de 70% da população salvadorenha, sobretudo adultos, que estão fora do sistema nacional bancário.
Neste sentido, segundo o BoA, o Bitcoin poderá ajudar o país a democratizar o acesso aos pagamentos electrónicos, o que seria um passo ao progresso.
O relatório do BoA considera ainda que, ao estabelecer o Bitcoin como moeda de curso legal, o país dá mais opções ao seu povo. Sobretudo aos consumidores e comerciantes que podem escolher em que modelo de pagamentos preferem ser pagos e economizar.
LEIA TAMBÉM
Chile: Exchange Solicita Selfies Para Verificar Transferências de Fundos
Presidente Ucraniano Aprova lei que Perimite a Emissão de Uma CBDC