O especialista russo em segurança da informação e privacidade na web, Nikita Zhavoronkov, considera que o airdrop de 30 dólares anunciado pelo governo para os cidadãos que se cadastrarem na carteira Chivo constitui uma das maiores fraudes da história do Bitcoin.
O ponto da discórdia, para Nikita Zhavoronkov, é o facto do Bitcoin não ter sido tecnicamente projectado para lidar com o número de transacções tão altos que seriam necessários para pagar os milhões de cidadãos salvadorenhos.
O também desenvolvedor-chefe da Blockchair fundamentou a sua posição dizendo:
Há 7 milhões de cidadãos, mas o Bitcoin é limitado a 250 mil transacções por dia, e a taxa média de transacção era de mais de 30 dólares recentemente. O Bitcoin não é tecnicamente capaz de lidar com isso.
This is one of the biggest scams in cryptocurrency history. There are 7 million citizens, but Bitcoin is limited to 250k transactions per day, and the average transaction fee was more than $30 just recently. Bitcoin is not technically capable of handling this. A thread (1/3) https://t.co/HRstVa4Nem
— Nikita Zhavoronkov (@nikzh) June 25, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Os salvadorenhos receberão de facto Bitcoin nas suas carteiras Chivo?
Para o especialista em privacidade, os salvadorenhos não receberão os 30 dólares em Bitcoin prometidos pelo governo. O que acontecerá é o seguinte: as pessoas serão solicitadas a instalar uma carteira Lightning e não uma carteira de Bitcoin. Ou seja, os cidadãos receberão IOUs ao invés de Bitcoins reais.
Nota: um IOU no universo cripto é essencialmente um token emitido na blockchain, representando o mesmo valor do activo subjacente.
Ora, os argumentos levantados por Nikita Zhavoronkov parecem válidos, sobretudo quando a taxa de uma compra de Bitcoin de 20 dólares pode resultar em taxas de transferência de carteira para carteira que chegam a 15 dólares.
Portanto, se os os registos dos aplicativos estiverem a receber IOUs relâmpagos, então os cidadãos não estarão, de facto, a receber nenhum Bitcoin.
Sobre a possível fraude, Nikita Zhavoronkov concluiu dizendo:
Receber um IOU relâmpago é o mesmo que receber papel-moeda lastreado em ouro ao invés de ouro. Pode parecer Bitcoin à primeira vista, mas não é Bitcoin. Esse é o golpe.
Limitar a legislação ao Bitcoin no seu actual estado, é uma má jogada.
LEIA TAMBÉM
Presidente de El Salvador Esclarece Polêmica a Volta da Carteira Chivo