O governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Godwin Emefiele, disse que as criptomoedas inovaram o sector financeiro, facto que tem sido o principal catalisador para a redução da pobreza e surgimento de novos postos de trabalho.
O representante do banco que falava durante o Retiro Estratégico realizado em Lakowe – Ibeju-Lekki, na cidade de Lagos, na passada sexta-feira, apelou às instituições financeiras que repensassem a sua abordagem e tentassem regular as criptomoedas.
“A evolução das FinTechs, Criptomoedas, Pagamentos Digitais, Inteligência Artificial e Machine Learning, mudaram o funcionamento dos setores financeiro e bancário, tanto global quanto internamente. Por isso, o apelo urgente para a necessidade de repensar a regulação do sistema financeiro, supervisão e implementação da política monetária”, disse o governador da CBN.
O Comitê de Política Monetária do banco organizará um novo projecto para que o CBN possa fornecer orientação necessária e uma política monetária aprimorada à Nigéria. O governador disse ainda que o retiro teve como tema “Implementação da política monetária em uma economia em desenvolvimento em evolução digital”.
Para Godwin Emefiele, embora existam muitos riscos e incertezas associados às criptomoedas, elas também proporcionam muitos benefícios a economia de um país, particularmente a inclusão financeira.
LEIA TAMBÉM
Banco Central Holandês Multa a Binance por Operações Ilegais