O entusiasmo em torno das Moedas Digitais do Banco Central ( CBDC ) e o progresso da China nesse campo fez com que muitas outras nações acelerassem seus planos. Os legisladores nos EUA não são diferentes e pediram um desenvolvimento acelerado do dólar digital dos EUA. No entanto, o governador do Federal Reserve, Christopher, compartilhou uma visão contrastante que pode surpreender a muitos.
Durante um evento de reflexão sobre políticas públicas organizado pelo American Enterprise Institute, o governador do banco central negou a necessidade de um dólar digital. Waller descartou a ideia de uma moeda digital soberana como uma solução em busca de um problema, alegando que há inovação suficiente no setor privado.
“O setor privado já está desenvolvendo alternativas de pagamento mais baratas para competir com o sistema bancário”, diz Waller. “Portanto, parece desnecessário para o Federal Reserve criar um CBDC para direcionar as demandas de pagamento que vemos pelos bancos.”
CBDC não resolverá nenhum problema segundo Christopher Waller
A maioria dos bancos comerciais já usa transações digitais registradas como um passivo para o banco. Não há distinção entre a transação atual e o que seria feito usando um CBDC, uma vez que os bancos comerciais atrelam sua taxa de câmbio de 1: 1 ao Federal Reserve. Assim, waller acredita que a CBDC nada mais é do que um exagero
Embora os comentários de Waller contrastem bastante com os de vários legisladores, eles colocam as questões certas quanto à utilidade adicional que poderia ser para o setor de pagamentos, além de seguir a tendência do blockchain.
LEIA TAMBÉM
Podcast – Episódio 36 | Transmissão Especial “CBDC nos Países Africanos”