Funcionários do aeroporto que trabalham no aeroporto internacional de Lamezia Terme, na Itália, prenderam um técnico de 41 anos por minerar ilegalmente Ethereum usando os computadores do aeroporto. A polícia postal divulgou que o suspeito era o responsável pela infraestrutura informatizada do aeroporto.
Anomalias detectadas
O técnico que é funcionário da Sacal Global Solutions, empresa contratada para manter o sistema de informática do aeroporto, instalou malware e explorou sua infraestrutura de TI para minerar Ethereum. Como resultado, colocando em risco o sistema de segurança de TI do aeroporto.
Conforme o anúncio :
“O ‘mineiro’ foi descoberto e denunciado pelo pessoal da Polícia Postal de Reggio Calabria e Catanzaro: é um técnico de 41 anos encarregado da infraestrutura informatizada.”
Uma bandeira vermelha foi levantada depois que técnicos da Sacal detectaram anomalias na rede e alertaram a polícia de fronteira. Parte das investigações envolveu o exame de endereços IP vinculados às atividades de mineração.
Câmeras CCTV são úteis
Câmeras de CFTV instaladas em várias salas do aeroporto foram fundamentais para identificar o suspeito quando ele foi pego em flagrante. No entanto, novas investigações estão sendo realizadas para não deixar pedra sobre pedra no caso de cúmplices.
O relatório observou:
“Os investigadores, com a colaboração das autoridades aeroportuárias, analisaram as partições da rede informática dentro do hub, descobrindo a presença, em duas salas técnicas distintas, de uma verdadeira ‘Fazenda Mineira’ que é uma rede abusiva composta por cinco potentes eletrónicos processadores, chamados Mining Rig . ”
Atividades ilegais de cripto-mineração em alta
A mineração de criptomoedas tornou-se um negócio lucrativo, o que explica por que atividades ilegais prejudicaram esse empreendimento. Por exemplo, em abril, a Guardicore, uma empresa de segurança em nuvem e data center, emitiu um relatório mostrando como um botnet de malware, rastreado como botnet Vollgar, havia sequestrado bancos de dados do Microsoft SQL Server (MS-SQL) em todo o mundo e forçado-os a minerar as criptomoedas Vollar e Monero.
Mais tarde, em agosto, as autoridades federais descobriram um grande local de mineração ilegal de Bitcoin ( BTC ) no Quirguistão sendo operado por funcionários do governo da Zona Econômica Livre. Além disso, um ex-funcionário de uma agência federal australiana escapou da prisão por um bigode, apesar de minerar criptomoedas em supercomputadores do governo.
Leia também: Preço do Bitcoin é Negociado Acima da Alta de 2019
Leia também: O mais recente smartphone da Huawei vem com uma carteira para Yuan Digital
Leia também: Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit