O Banco Central do Brasil (BCB) adiou a previsão do lançamento da sua moeda digital de banco central (CBDC) para provavelmente daqui a dois anos, isto é para 2024.
O BCB anunciou esta nova previsão por meio de um e-mail enviado ao CoinDesk. O BCB explicou que o prazo para adopção de uma CBDC nacional depende da evolução dos projectos actuais do banco e do cenário internacional.
De acordo com a avaliação actual do BCB, as condições para a adopção de uma CBDC brasileira serão alcançadas em dois a três anos.
Disse o banco ao CoinDesk.
Esta informação contraria a previsão passada, visto que o presidente do banco central Roberto Campos Neto, anunciou no início do ano passado que provavelmente o Real Digital estaria pronto para ser lançado em 2022.
O banco lançará um modelo de banco aberto para fortalecer os sistemas financeiros do Brasil. O BCB disse que o sucesso destes dois elementos vai difinir o lançamento da CBDC brasileira.
Recentemente um novo sistema de pagamento, o PIX, foi desenvovido para lidar com a crescente digitalização da economia brasileira e a sua falta de métodos de pagamento prontamente disponíveis.
Segundo o banco, o lançamento de uma CBDC traria os seguintes benefícios ao país:
- Fornecimento de novas ferramentas para fomentar a inovação e a competição em uma economia cada vez mais digital;
- Reduzir o uso de dinheiro e, portanto, o seu custo de manutenção;
- Melhorar os processos de pagamento transfronteiras;
- controlar actividades ilegais e melhorar a inclusão financeira.
O BCB também afirmou que tem participado de reuniões com entidades internacionais para discutir os padrões globais para as CBDCs nacionais.
Depois de estabelecer directrizes gerais sobre as características desejáveis de um real digital, uma discussão aberta com as partes interessadas trará casos de uso e melhorará nosso entendimento dos potenciais das CBDCs no caso específico da economia brasileira.
Disse o banco
LEIA TAMBÉM
Adopção do Bitcoin Não Trará Benefícios Econômicos a El Salvador, Sugere o JP Morgan