O Banco Central da Namíbia (BON) advertiu o público de que não se responsabilizará nem aceitará reclamações de indivíduos que forem enganados durante a negociação de criptomoedas porque o banco carece de medidas para responder este tipo de denúncias.
Segundo um anúncio local, porta-voz do Banco, Kazembire Zemburuka aconselhou o público a ter cuidado ao negociar porque se perderem o dinheiro investido o banco não tem poder legal para resolver estas questões.
Assim, os membros do público que o fizerem não terão recurso ao banco em caso de perda financeira ou infortúnio.
Disse o porta-voz do banco.
Zemburuka disse que alguns comerciantes prometem lucros altos e solicitam acesso aos fundos do público para supostamente negociar em seu nome, além de oferecer oportunidades de treinamento em plataformas de negociação.
A posição actual do banco em relação às criptomoedas
De acordo com o anúncio, em 2018 o banco central da Namíbia adotou uma postura contra o uso e negociações de criptomoedas.
Ainda segundo o relatório, a lei de Moedas e Câmbio do país de 1933 não reconhece nenhuma exchange, portanto, qualquer uma que estiver estabelecida e operacional na Namíbia é ilegal.
A respeito da posição do banco sobre as criptomoedas Kazembire Zemburuka disse:
O banco, como emissor de moeda com curso legal na Namíbia, não reconhece, apoia e recomenda a posse, utilização e comercialização de criptomoedas.
O interesse da Namíbia por uma moeda digital
Apesar da Namíbia, assim como muitos outros estados africanos, ter tomado uma posição contra as criptomoedas, o país continua a registar um nível alto de cidadãos interessados em investir em criptomoedas.
Esse interesse, por sua vez, fez com que o banco central considerasse a possibilidade de explorar uma moeda digital de banco central.
O BON está actualmente desenvolvendo pesquisas adicionais sobre criptomoedas. E, quando esta pesquisa adicional estiver finalizada, o banco actualizará a sua posição se assim achar necessário, explicou o representante do banco.
LEIA TAMBÉM
Museu do Uganda Adere ao Movimento NFT
BNA Avalia Possível Lançamento de Uma Criptomoeda do Banco Central