Ao receber os seus 53 milhões de dólares em Ethereum (ETH) pela venda da sua peça de arte digital como um NFT, o criptoartista Mike Winkelmann, mais conhecido pelo pseudônimo Beeple, converteu imediatamente os criptoactivos em dólares.
O artista digital disse ao The New Yorker, nesta segunda-feira, 22, que após receber o dinheiro da peça vendida por 69 milhões de dólares, sem taxas nem impostos do leiloeiro, ele ficou “assustado” com a volatilidade do criptoactivo Ethereum e, imediatamente, decidiu converter todo o valor em dólares americanos.
O artista disse o seguinte, relembrando o dia em que recebeu o dinheiro em Miami, cidade para onde voou num jato privado reservado para comemorar:
Boom, 53 milhões de dólares na minha conta. Tipo, que porra é essa[?!].
Eu não sou remotamente um cripto-purista. Eu estava a fazer arte digital muito antes de qualquer uma dessas merdas, e se toda essa merda de NFT fosse embora amanhã, eu ainda estaria a fazer arte digital.
A obra de arte de Beeple intitulada “Everydays: The First 5000 Days, que foi vendida como um NFT por exactos 69,3 milhões de dólares na casa de leilões Christie’s no dia em 11 de Março; criou uma guerra de ofertas pela sua compra.
Entre os pretendentes à compra da peça, na altura, estava o fundador da Tron, Justin Sun. Sun perdeu a corrida no último minuto para o coleccionador com o pseudônimo “NFT Metakovan” que foi, posteriormente, identificado como Vignesh Sundaresan.
Beeple: NFT é uma bolha
Beeple fez fortuna com a sua arte digital vendida como NFTs, entretanto o artista não tem ilusões sobre os NFTs. Em declarações dadas à Fox News, neste domingo, Beeple disse que os preços dos NFTs são “absolutamente” uma bolha.
Comparando os investidores e criadores emocionados com a febre dos NFTs à febre da Internet no seu início, o artista disse:
Acho absolutamente que é uma bolha, para ser sincero.
Houve uma bolha. E a bolha estourou. E acabou com muita porcaria, mas não acabou com a Internet. E então a tecnologia em si é forte o suficiente que eu acho que vai sobreviver a isso.
O mercado NFT teve uma grande procura nos últimos meses, com o sector a acumular cada vez mais popularidade e muito mais dinheiro.
His digital art piece sold for $69 million. Mike Winkelmann, AKA “Beeple” is our Power Player of the week. @beeple #FoxNewsSunday pic.twitter.com/46lQq4vjyk
— FoxNewsSunday (@FoxNewsSunday) March 21, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Artistas, celebridades e marcas continuam a aderir em massa à febre dos Tokens não Fungíveis. FActor motivado, em parte, pela grande campanha publicitária que se vem fazendo sobre os NFTs.
Neste sentido, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, vendeu nesta segunda-feira o seu primeiro tweet como um NFT por impressionantes 2,9 milhões de dólares. O comprador foi o fundador da Tron (TRX), Justin Sun.
Mas por que alguém gastaria mais de 2 milhões para comprar “um link”, algo que não existe materialmente?
Ora, ao contrário dos tokens comuns de criptoactivos tradicionais, os NFTs contêm todos dados de identificação exclusivos. Por isso, os NFTs podem ser verdadeiramente únicos (ou únicos num pequeno lote), permitindo-lhes emprestar escassez a activos digitais.
Por esta natureza, qualquer peça de media digital, por exemplo, pode ser anexada a um NFT, tal como ocorreu com a peça de Beeple que é uma obra de arte digital.
LEIA TAMBÉM
NFT: Justin Sun, Fundador da Tron, Compra Obra de Arte de Beeple Por 6 Milhões de Dólares
Dólar Digital: Boston Fed e MIT Lançarão Protótipos em Julho