O fundador da Microsoft, Bill Gates, disse à CNBC hoje que ele tem uma postura neutra em relação ao Bitcoin, mas expressou algumas opiniões de que o dinheiro está se movendo em direção a um futuro digital.
“Eu não possuo Bitcoin, não tenho pouco Bitcoin. Portanto, tenho uma visão neutra”, disse ele.
O filantropo destacou que sua fundação tem usado algumas formas de moeda digital em regiões em desenvolvimento, mas não criptomoedas como o Bitcoin. Ele explica que as moedas que usam podem ser revertidas e que são transparentes. Ele pareceu comparar essas moedas com o Bitcoin, afirmando que não se tratam de evasão fiscal ou atividades ilegais.
Sobre o Bitcoin, ele observou que a especulação do mercado é o principal motivador de seu preço e que ele não sabe como se sairá no futuro.
“Mas o Bitcoin pode subir ou descer apenas com base na mania ou em quaisquer que sejam as visualizações e não tenho uma maneira de prever como isso irá progredir”, disse ele
Visão em evolução de Gates do Bitcoin
Mas esta não é a primeira vez que Gates fala sobre Bitcoin. Na verdade, há pouco menos de três anos, Gates era mais pessimista sobre o Bitcoin do que é hoje.
“Como uma classe de ativos, você não está produzindo nada e, portanto, não deve esperar que suba. É um tipo de investimento puro da ‘teoria mais tola’ ”, disse Gates no “ Squawk Box ” da CNBC , em maio de 2018. Ele acrescentou que venderia Bitcoin“ se houvesse uma maneira fácil de fazer isso ”.
Gates também chamou Bitcoin – e ICOs – de “investimentos especulativos malucos”. Ele acrescentou que certa vez ganhou o Bitcoin como presente de aniversário, para vendê-lo alguns anos depois.
No ano passado, Gates foi um dos vários nomes de alto perfil cuja conta no Twitter foi sequestrada em um golpe criado para arrancar a criptomoeda de seus seguidores.