O ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Jay Clayton, sugeriu que o Bitcoin, a Ethereum e outras criptomoedas serão definitivamente regulamentadas no futuro.
Durante uma entrevista concedida ao Squawk Box da CNBC nesta sexta-feira, 2 de Abril, Jay Clayton disse:
Espero que a regulamentação chegue nesta área tanto directa quanto indirectamente.
Clayton, que tornou-se recentemente consultor de criptomoedas da firma de investimento One River Asset Management, observou que, embora o Bitcoin não fosse considerado um título, mesmo antes de Clayton entrar na SEC, “isso não significa que não deva ser regulamentado”.
Sobre a observação, Clayton disse mais:
Na verdade… no final do dia, os activos digitais serão impulsionados em parte pela regulamentação, tanto doméstica quanto internacional.
O ex-presidente concluiu dizendo:
Espero que a regulamentação venha para esta área directa ou indirectamente. Seja por meio da forma como são mantidos em bancos, ou contas de títulos, impostos e assim por diante.
SEC vs Ripple
Os comentários de Clayton surgem numa altura em que decorre um processo legal da SEC contra a Ripple Labs, a empresa responsável pela XRP.
No processo legal, a SEC alega que a XRP tem algumas características de título, apesar de não terem sido registados como tal.
Ao mesmo tempo, durante o mandato de Clayton, a SEC esclareceu publicamente que o Bitcoin e a Ethereum não podem ser considerados títulos. Uma postura que mais tarde passou a ser utilizada pela Ripple como argumento de defesa.
Na época, um porta-voz da Ripple disse:
A SEC claramente escolheu dois vencedores e ignorou uma indústria crescente e robusta que é muito maior do que Bitcoin e Ethereum.
Actualmente, a Ripple exige uma explicação clara sobre o porquê do Bitcoin e a Ethereum não serem considerados títulos e a Ripple ser taxada constantemente como um título.
LEIA TAMBÉM
Conheça a Caizcoin, Uma Plataforma Blockchain Baseada na Lei Islâmica
Cardano Blockchain Integra o Seu Primeiro Agregador de Liquidez de Sempre