Após anunciar neste domingo a perda de mais de 100 milhões de dólares em criptomoedas em decorrência de um ataque cibernético, o CEO da BitMart, Sheldon Xia, informou nesta segunda-feira através da rede social Twitter que a exchange vai reembolsar com fundos próprios os usuários afectados pelo ataque cibernético da última semana.
No Twitter, Sheldon Xia escreveu:
A BitMart usará os seus próprios fundos para cobrir o incidente e compensar os usuários afectados.
Também estamos em contacto com várias equipas do projecto para confirmar as soluções mais razoáveis […] Nenhum activo dos usuários será prejudicado.
No início deste domingo o CEO da BitMart confirmou que a plataforma tinha sofrido um ataque cibernético no último sábado. Segundo Sheldon Xia, duas das “carteiras quentes” (ETH e BSC) da BitMart tinham sido afectadas pelo ataque, resultando numa perda de 150 milhões de dólares (~ 56.5 triliões de kwanzas).
Números estes refutados pela PeckShield que indicou que o ataque resultou numa perda de cerca de 200 milhões dólares (~ 117 triliões de kwanzas).
Os analistas da PeckShield observaram que o ataque foi “bastante directo”. Os hackers trocaram as criptomoedas roubadas através de um agregador de exchange descentralizada e usaram o Tornado Cash, um serviço de mistura da blockchain Ethereum, para ofuscar as suas identidades.
Serviços poderão estar restaurados até 7 de Dezembro
No comunicado emitido no domingo, Sheldon Xia informou que as carteiras quentes afectados possuíam apenas um pequeno percentual de activos na BitMart e que todas as outras carteiras estavam seguras e intactas.
Ao contrário das “carteiras frias”, que são dispositivos de hardware (pendrives) projectadas para armazenar criptomoedas off-line; as carteiras quentes permanecem ligadas à internet, o que garante transacções mais rápidas, mas ao mesmo tempo uma maior vulnerabilidade em caso de ataques cibernéticos.
Actualmente, a BitMart está a efectuar uma revisão de segurança completa e as operações como depósitos e saques estão temporariamente suspensas.
Sobre a suspensão dos serviços, o CEO da BitMart fez saber que estes poderão estar disponíveis a partir do próximo dia 7 de Dezembro.
LEIA TAMBÉM
Bitmart Sofre Ataque Cibernético e Perde mais de 150 Milhões Dólares