O país africano Botswana pretende regulamentar o comércio de criptomoedas no país. A iniciativa surge como parte dos esforços para melhorar o combate à lavagem de dinheiro. O projecto de lei que visa regulamentar as negociações de criptomoedas foi aprovado ontem, 3 de fevereiro, por unanimidade do parlamento.
O Projecto denominado por “Lei de Activos Virtuais” poderá fazer com que Botswana seja classificada como a primeira nação africana a implementar regras de negociação de criptomoedas e uma das várias nações que também optarão pela implementação de regras no sector das criptomoedas.
No entanto, o projecto para ser oficialmente válido precisa ainda da aprovação do presidente do país Mokgweetsi Masisi e do seu governo.
De acordo com a Bloomberg, um partido da oposição disse que faz-se necessário a existência de uma regulamentação para que se possa reduzir as actividades de lavagem de dinheiro, tendo acrescentando que deixar a indústria de criptomoedas sem regulamentação pode deixar o sector financeiro do país desestruturado pareçendo um “Oeste Selvagem”.
Recentemente, o banco central do Botswana ordenou a supervisão, alegando que investir em criptomoedas é arriscado. Por essa razão, o projecto vai exigir que qualquer pessoa que pretenda negocia-las obtenha uma licença da Autoridade Reguladora de Instituições Financeiras Não Bancárias.
LEIA TAMBÉM
MicroStrategy Compra Mais 660 Bitcoins e Detém Agora 125.051 Bitcoins
Receita Federal não Taxará Criptomoedas em Stake não Vendidas como Renda