As moedas digitais do banco central (CBDC) são uma ameaça à liberdade humana que deve ser seriamente tratada, afirmou Vijay Boyapati, ex-engenheiro de software do google.
O sistema fiduciário actual, comparado com o sistema financeiro das CBDCs, é muito melhor, mesmo que os actuais não sejam perfeitos, argumentou.
“Imagine uma sociedade sem dinheiro e apenas dinheiro digital, onde todas as transações financeiras podem ser monitoradas por um governo central. É o objectivo da China e isso lhes permitirá oprimir ainda mais as minorias.”
Vijay Boyapati que também é economista e escritor disse ainda que o sistema da moeda fiduciário dá às pessoas a liberdade para decidir como usar o seu dinheiro, além de proporcionar um nível de anonimato e privacidade financeira.
De acordo com Boyapati, as CBDCs darão aos bancos poder para estabelecer taxas exorbitantes de juros, fazendo os cidadãos gastar em vez de economizar.
As CBDCs aumentarão gradualmente as políticas repressivas. Ao passo que com as moedas fiduciárias as pessoas não estão completamente sob a supervisão dos governos, acrescentou.
O ex-engenheiro explicou que as CBDCs são o oposto da ideia que as criptomoedas comuns tentam transmitir.
Elas dependem de permissão de uma entidade governamental, não preservam o anonimato, e podem facilmente alterar o estatuto de mediação dos bancos.
Além disso, as CBDCs podem ser desvalorizada ou confiscadas por uma autoridade central. Facto que não acontece com as criptomoedas como o Bitcoin.
LEIA TAMBÉM
Exchange Sul-africana Junta-se à Paxful para Fornecer Liquidez Instantânea ao Mercado P2P
Índice de Medo & Ganância | Guia Completo
Afeganistão Regista Aumento de Adopção de Bitcoin Após os Talibãs Assumirem o Poder