O CEO da IOHK, Charles Hoskinson, sugeriu que o termo certo para se referir à nova funcionalidade da Cardano seria “validadores programáveis” ao em vez de contratos inteligentes, pois este não se adequa ao blockchain da Cardano.
Matthias gets it absolutely right. Programmable validators instead of smart contracts https://t.co/8VVESJ8MYU
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) September 19, 2021
Matthias Benkort, um dos desenvolvedor do IOHK, foi o primeiro a detectar tal erro e logo depois Hoskinson concordou e revelou o termo pelo qual a funcionalidade deveria ser tratada.
“Eu realmente não gosto da expressão contratos inteligentes.” “Costumava achar isso confuso, agora desgosto ainda mais no contexto da Cardano.”
Disse Matthias Benkort em um tweet
Há diferença entre o blockchain da Cardano com os outros blockchain
Benkort afirmou que o blockchain da Cardano não é igual aos outros como o da Ethereum e Solana, por exemplo. Isto porque há uma grande diferença de programabilidade e no seu modelo de transação, o EUTXO.
O modelo EUTXO exige até ao momento validações comuns como a “assinatura de uma chave x”. Entretanto, a cardano vai trazer validações mais elaboradas, acrescentou.
continuando, ele disse que na rede da Cardano os contratos inteligentes não podem ser realmente implantados:
Ao contrário de Ethereum, Solana, Algorand e outros, não existe “implantar” um contrato inteligente em Cardano. Em vez disso, os validadores são implicitamente referidos por hashes antes de seu uso e são divulgados após a activação.
É importante lembrar que os contratos inteligentes da cardano foram lançados com o tão esperado hard fork Alonzo em 12 de setembro. Após o lançamento, 100 contratos inteligentes foram implantados na rede em apenas 24 horas.
LEIA TAMBÉM
Desenvolvedores da Solana: “Teve Falhas na Rede mas Ainda tem Potencial de Substituir a Ethereum”
Cardano Atinge Mais de 100 Contratos Inteligentes 24 Horas Após a Atualização
Uma Transacção de Bitcoin Produz a Mesma Quantidade de Lixo Electrónico que Deitar 2 iPhones