A China concluiu com êxito o primeiro teste internacional da sua CBDC. O teste piloto foi realizado entre a China continental e o território de Hong Kong. Uma fonte do Banco Popular da China (PBoC) disse que o PBoC e a sua filial de Hong Kong realizaram transações internacionais utilizando o Yuan digital chinês.
Segundo um relatório do Sina Finance, o anúncio foi feito numa conferência de imprensa no Escritório de Informação do Conselho de Estado da China. O anúncio vem uma semana após a China sugerir as directrizes do funcionamento mundial das criptomoedas dos bancos centrais (CBDCs) .
Há uma semana, Mu Changchum, um representante do PBoC, exortou os governadores dos bancos centrais em todo mundo a trabalharem em prol da interoperabilidade das moedas digitais dos bancos centrais.
O representante do banco apresentou a proposta ao mundo durante um fórum organizado pelo seminário do Banco de Compensações Internacionais.
Mu Changchum disse durante o fórum que deve haver interoperabilidade entre as várias CBDCs, realçando que já enviou um instrutivo aos outros bancos e reguladores de ponta em Pequim.
Este é mais uma sinal do esforço da China para alcançar uma CBDC. Desde abril de 2020, quando lançou o Yuan digital, o PBoC tem se esforçado energicamente para levar o conceito de CBDC pela China e além fronteiras.
Com base nisso, os chineses colaboraram com os bancos centrais dos Emirados Árabes Unidos, Tailândia e Hong Kong para elaborar uma transacção em criptomoeda nacional há dois meses.
Segundo relatos, os bancos centrais participantes pesquisariam algumas das seguintes: liquidação entre pagamentos de transações internacionais de CBDC e câmbio de moedas nacionais e estrangeiras em cenários de comércio internacional
Dois anos atrás, um funcionário do banco central de Hong Kong disse que eles e o PBoC estavam na fase inicial dos testes digitais internacionais do Yuan. Hoje, 2021, o projecto já espreita a sua conclusão.
LEIA TAMBÉM
Avanti Vai Construir um Banco Bitcoin
Apple: Falha na App Store Provoca Perda de Mais de 1 Milhão de Dólar em Bitcoin