A gigante do universo cripto, Coinbase, fez a sua listagem directa nesta quarta-feira, 14 de Abril, após sucessivos adiamentos do processo. O acto representa um grande passo para as criptomoedas que viram a sua capitalização total de mercado atingir os 2 trilhões de dólares após a listagem.
A listagem estabeleceu o token COIN da Coinbase ao preço referencial de 250 dólares inicialmente. Mas, pouco tempo depois o token subiu aos 424 dólares antes de descer para os 398 dólares.
Durante uma entrevista com o investidor e engenheiro de software Marc Andreessen, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, agradeceu à incubadora YCombinator por impulsionar a empresa com um investimento inicial de 150.000 dólares em 2012, o que lhe permitiu sair do emprego.
Uma mudança nas transacções financeiras e econômicas
O cofundador da Coinbase, Fred Ehrsam, falou de alguns os casos de uso exclusivos das criptomoedas como elementos fundamentais para uma mudança transformacional nas transacções financeiras e econômicas.
Fred Ehrsam disse:
Durante anos, tentamos perceber a forma como as criptomoedas funcionam no mundo. Quando na verdade, as criptomoedas já estavam a mudar a forma como o mundo funciona e a criar o seu próprio mundo.
O Co-fundador da exchange de São Francisco disse mais:
Você já pode pagar por coisas online… mas, o que tem importado ao longo do tempo são todas as inovações ‘malucas’ que as criptomoedas permitem de forma única.
Inovações como DeFi, onde as pessoas estão a construir novos sistemas financeiros; ou NFTs, onde as pessoas agora podem ter um ficheiro digital de uma forma que antes era impossível.
Fred Ehrsam acredita piamente que este movimento de inovações continuará a acontecer, à medida que as criptomoedas evoluirem como qualquer outra tecnologia.
Por que a Coinbase preferiu uma listagem directa?
A Coinbase optou por não aderir à oferta inicial pública (IPO), um método mais tradicional de listagem. Justificando a opção, o CEO Brian Armstrong disse que optou por uma listagem directa por acreditar que esta fosse a melhor abordagem.
Respondendo à questão de Aaron Sorkin no Squawk Box da CNBC, Brian Armstrong disse:
Pessoalmente, estava animado com a listagem directa porque eu queria que houvesse um verdadeiro mercado no primeiro dia que definisse o preço, não algo que fosse definido a portas fechadas e só um pequeno número de participantes pudessem comprar no início, ou algo parecido.
Eu senti que [uma listagem direta] era mais fiel ao ethos das criptomoedas.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin: Cresce o Comércio P2P no Gana e Quênia, Mas a Nigéria Ainda Comanda o Mercado