Nesse post continuaremos a nossa série sobre mineração de bitcoin, se você ainda ainda não leu o nosso primeiro post recomendamos que você vá para lá para criar as bases para que você entenda o assunto aqui abordado.
Como explicamos no primeiro post moedas tradicionais – como kwanza, o dólar ou o euro – são emitidas pelos bancos centrais. O banco central pode emitir novas unidades de dinheiro a qualquer momento, com base no que eles acham que melhorará a economia.
Bitcoin é Diferente.
Com o Bitcoin, os mineradores recebem novos bitcoins a cada 10 minutos.
A taxa de emissão é definida no código, para que os mineradores não possam enganar o sistema ou criar bitcoins do nada. Eles precisam usar seu poder de computação para gerar os novos bitcoins.
Como funciona a mineração de Bitcoin?
Etapa 1: imagine que você deseja pagar usando bitcoins para comprar um computador. Se o custo do computador for de 300 dólares, que no momento em que escrevo esse post será em torno de 0,03427373 bitcoin. Enquanto você compra a computador, outras pessoas ao redor do mundo também compram coisas com o bitcoin.
Etapa 2: Os nós de mineração bitcoin (a rede) são informados sobre essas transações que estão a acontecer.
Etapa 3: Agora, o minerador de Bitcoin deve verificar sua transação. Você não pode levar o seu computador para casa até que o minerador de Bitcoin verifique sua transação.
Mas espere. O que significa a verificação de uma transação e como ela é feita?
Os mineradores de Bitcoin executam o software de mineração Bitcoin que resolve problemas matemáticos – imagine um computador que executa um quebra-cabeça realmente complicado! Com cada bloco de transações, o problema / quebra-cabeça que eles devem resolver é diferente.
Muitos mineradores de Bitcoin tentam resolver o problema ao mesmo tempo, mas o minerador que resolve primeiro é quem é recompensado com o novo bitcoin. É como uma corrida!
Os mineradores de Bitcoin mantêm dados de todas as transações passadas de Bitcoin que já aconteceram. Chamarei isso de “banco de dados de transações antigas”.
Então, o que é transação de mineração de bitcoin? Quando você envia Bitcoin, os mineradores de Bitcoin verificam o ‘banco de dados de transações antigas’ antes de verificar. Isso garante que você não gastou o mesmo bitcoin em nenhuma das transações anteriores. Como falamos acima, para não enganar o sistema e criar bitcoins do nada.
Eles também verificam se você possui bitcoin suficiente. No nosso exemplo, a transação é de 0,03427373 Bitcoin. Portanto, os mineradores de Bitcoin verificarão se você possui 0,03427373 bitcoin antes de verificar. Se você não possui 0,03427373 bitcoin, sua transação não será verificada e você não poderá comprar o seu computador. Desculpe, é um gasto duplo como falamos na Introdução!
Ok, voltamos a compra do seu computador …
Etapa 4: o primeiro minerador a resolver o quebra-cabeça (vamos chamá-lo de ‘Kizua’), deve informar ao restante dos nós que ele resolveu o quebra-cabeça. Outros mineiros então verificam se a solução do Kizua para o quebra-cabeça está correta.
Etapa 5: quando 51% dos outros mineradores concordam que Kizua tem a solução correta, seu 0,03427373 bitcoin é verificado e enviado.
Nota: Como falamos acima, o tempo mínimo para verificar uma transação é de 10 minutos. Mas com o número crescente de transações de bitcoin, às vezes pode demorar de 35 a 40 minutos ou mais.
Etapa 6: O minerador de Bitcoin termina de verificar o bloco / grupo em que sua transação está. A transação está concluída! Yay – você pode levar seu computador para casa!
Uma das melhores coisas sobre a mineração de Bitcoin é que a pessoa que escolhe se tornar um minerador não precisa saber como resolver os problemas ou ser bom em matemática. Eles só precisam do hardware de mineração Bitcoin (um computador poderoso) e do software de mineração de bitcoin.
Como você pode ver, a mineração de Bitcoin não é tão difícil de entender. Você pode minerar Bitcoin. De qualquer forma, a próxima grande questão em sua mente provavelmente é algo semelhante a ‘Como você pode minerar bitcoin?’ Nos próximos capítulos falaremos sobre mineração em nuvem e as empresas que nós recomendamos que você invista os seus bitcoins.
Mas antes falaremos sobre máquinas para minerar bitcoin, fique ligado no próximo post 🙂