Bitcoin (BTC) é a maior criptomoeda existente e vem mostrando um crescimento que justifica o seu status de moeda pioneira, mas todos sabemos que a pessoa por trás da sua criação ainda é um mistério. Satoshi Nakamoto, que pode ser o título de um grupo ou de uma pessoa, é o pseudônomo que se acredita pertencer ao criador da criptomoeda. Em meio a este mistério que envolve o surgimento do BTC, algumas vozes de destaque da comunidade Bitcoin em todo mundo reafirmaram, nesta semana, o seu apoio ao white paper do Bitcoin, aparentemente em resposta às ameaças legais do cientista-chefe da nChain, Craig Wright, contra o site que hospedava o documento original de Satoshi Nakamoto.
O Bitcoin.org, site registado por Satoshi Nakamoto, publicou um anúncio revelando que o site, junto com o Bitcoincore.org, recebeu “alegações de violação dos direitos autorais do White Paper Bitcoin pelos advogados que representam Craig Steven Wright.
Segundo o anúncio, a carta afirma que Wright “detém os direitos autorais do documento, do nome Bitcoin e da propriedade do bitcoin.org”. Ou seja, Craig Wright está a dizer que ele é o Satoshi Nakamoto, o pseudônimo criador do Bitcoin, que ainda não foi conclusivamente identificado. Abaixo segue a carta enviada pelos advogados de Craig Wright:
Letter on behalf of Craig Wright to @CobraBitcoin about Bitcoin copyright and hosting the whitepaper at bitcoindotorg:
Grab your popcorn ?#BSV pic.twitter.com/CkCn3UwypV
— cryptorebel_SV u/1479 (@cryptorebel_SV) January 21, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
O anúncio do Bitcoin.org acrescenta que o white paper do Bitcoin foi “incluído nos arquivos originais do projecto Bitcoin, com o projecto sendo publicado sob a licença do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em Inglês) por Satoshi Nakamoto”. Por isso, os administradores do site acreditam “não haver dúvidas” de que têm o direito legal de hospedar o documento.
Em resposta, segundo a CoinDesk, várias organizações influentes no universo das criptomoedas reagiram às ameaças legais hospedando o white paper do Bitcoin nos seus próprios sites. Entre estas organizações estão: a Square, Binance, Chaincode Labs, Centro de Reflexão de Políticas Sobre Moedas, Novi, NYDIG, Huobi, CryptoCompare e a Institucional Fidelity Digital Assets.
O white paper agora está também a ser hospedado por vários membros da comunidade de criptomoedas. Riccardo ‘fofo’ Spagni, um desenvolvedor influente conhecido pelo seu trabalho no Monero, criou um site especificamente para hospedar o white paper. Outros membros também enviaram o documento para a “web não censurável” utilizando o InterPlanetary File System (IFPS) e o Ethereum Name Service (ENS).
Reagindo às movimentações da comunidade de criptomoedas, os advogados de Craig Wright enviaram à Square uma carta dizendo que consideram a hospedagem do white paper uma “acto directo de violação dos direitos autorais”. De acordo com a carta, Wright decidiu “que é hora de fazer valer os seus direitos autorais” sobre o documento mais importante da maior criptomoeda moeda do mundo.
Mas, enquanto o site Bitcoincore.org parece ter retirado a sua cópia do documento da sua plataforma, o site Bitcoin.org manteve-no disponível na sua plataforma.
SOBRE CRAIG WRIHT
Craig Steven Wright é australiano, Phd em Ciências da Computação e empresário. Wright é também o fundador da empresa de criptomoedas DeMorgan Ltd.
Em dezembro de 2015, o site Wired disse, com evidências adiconais dadas pelo site Gizmodo, que Wright podia ser o inventor do BTC. Horas depois do anúncio, a casa de Wright foi invadida pela Polícia Federal Australiana. Mas, segundo o The Guardian, as buscas em nada tinham a ver com as alegações
Em maio de 2016, Wright admitiu a vários órgãos de imprensa ser ele a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin. Wright alegou que foi obrigado a revelar sua identidade secreta a fim de evitar especulações e proteger pessoas próximas. E em 2021, mais uma vez, Wright volta a estar nas manchetes por afirmar ser Satoshi Nakamoto, criador do BTC.
LEIA TAMBÉM
Prefeito de Miami Está a Construir sua Equipe de Criptomoedas
YETU: Pré-ICO da Primeira Criptomoeda Angolana ‘YETUCOIN’ Segue em Andamento
1 comentário
É ele mesmo