As acções da Coinbase caíram para menos de 250 dólares nesta segunda-feira, 17 de Maio. A queda ocorre em meio as recentes decisões e declarações de Elon Musk, dentre as quais a suspensão dos pagamentos em Bitcoin pelos carros da Tesla.
A Coinbase encerrou a sessão desta segunda-feira no preço de 238 dólares, registando assim a sua primeira grande queda após a listagem directa efectuada no passado mês de Abril.
Coincidência ou incoicidência, a queda foi registada após o CEO da Tesla e Spacex, Elon Musk, ter feito um tweet sugerindo que havia vendido mais de 1 bilhão de dólares em acções.
Porém, pouco tempo depois o Elon Musk esclareceu que a Tesla não vendeu nenhum Bitcoin. Na mesma altura, as acções da Coinbase subiram para 246 dólares.
A baixa ocorre numa altura em que o Bitcoin regista sucessivas quedas, tendo registado uma perda de 20,5% no mesmo período.
Mas, a Coinbase não foi a única a sofrer uma queda nas acções devido ao Efeito Musk. Uma outra vítima de peso foi a MicroStrategy, que também registou baixas, perdendo 6,7% no mesmo período, empurrando o preço das acções para 486 dólares.
A opinião dos especialistas
O CEO da New Constructs, David Trainer, acredita que os lucros da Coinbase poderão continuar a ser prejudicados à medida que mais empresas adoptam a tecnologia blockchain (…).
O estrategista observou também que o objectivo da blockchain não é enriquecer as corporações, mas melhorar a prosperidade para o público em geral.
Em entrevista concedida ao Yahoo News, David Trainer disse:
O objetivo básico da tecnologia blockchain não é ganhar dinheiro para as corporações, mas melhorar a prosperidade da sociedade.
Acho que é uma tecnologia de desintermediação que não enriquecerá empresas como a Coinbase. Fará o oposto.
E as margens da Coinbase devem ser significativamente reduzidas.
LEIA TAMBÉM
Relatório Aponta que Bitcoin Consome Menos Energia que o Ouro e o Sector Bancário