A Etiópia implementará um sistema nacional de identificação de estudantes e professores baseado em blockchain. O sistema permitirá o registo das notas dos estudantes de modo a verificá-las digitalmente e monitorar remotamente o seu desempenho escolar, impulsionando assim a educação e o emprego em todo o país.
ETHIOPIA PARTNERSHIP: Blockchain comes of age with the world’s biggest #blockchain deployment ? Tech rollout to 5 million Ethiopian students bringing unique new solution to improve educational outcomes and futures #Cardano @IOHK_Charles @jjtoconnor @DrGetahun ??1/3
— Input Output (@InputOutputHK) April 27, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Segundo o director operações da IOHK em África, John O’Connor, a transformação educacional baseada em blockchain na Etiópia é um marco importante na missão da empresa de fornecer identidades econômicas, empregos, serviços sociais e financeiros para os digitalmente excluídos.
O director disse também que:
Após cinco anos de estudos, a Cardano está madura o suficiente para sustentar uma solução de blockchain que pode ser escalonada para atender toda uma população nacional.
Uma educação impulsionada por blockchain
A solução de identidade denominada Atala PRISM permitirá que as autoridades etíopes criem registos de desempenho educacional à prova de falsificação em 3.500 escolas do país.
A ideia é fornecer a todos os estudantes qualificações digitais verificadas em blockchain para reduzir as inscrições fraudulentas em universidades e em candidaturas de emprego.
Esta estratégia aumentará a mobilidade social, permitindo que os empregadores verifiquem as notas de todos os candidatos sem a participação de instituições terceirizadas.
O governo também está a disponibilizar tablets a todos os professores e estudantes e uma rede de internet dedicada, dando a todos os estudantes acesso instantâneo aos seus registos acadêmicos.
Assim, o governo etíope aumentará o acesso ao ensino superior e as oportunidades de emprego para 80% da população da país que vive em regiões rurais.
Governo Etíope quer digitalizar os serviços sociais e não só…
A Etiópia está estudar uma maior adopção dos produtos Atala da IOHK para quase tudo, desde rastreio de cadeias de suprimentos agrícolas baseado em blockchain à identidades digitais para os transportes ou saúde.
Neste sentido, a IOHK, empresa chefiada por Charles Hoskinson, já está a discutir em Adis Abeba, capital da Etiópia, a implementação de um sistema de bilhetes de transporte digitais baseados em blockchain
Usando a Cardano para o bem
A blockchain Cardano permitirá o rastreio preciso de notas individuais, comportamento, frequência e desenvolvimento educacional em todos os jardins de infância, escolas primárias e escolas secundárias gerais da Etiópia.
Os professores também usarão o sistema para gerir os horários ou transferências e para relatar comportamentos ou desistências de estudantes.
O projecto poderá ser estendido a universidades para que os diplomas também passem a ser verificados digitalmente na blockchain da Cardano, permitindo que os empregadores validem facilmente a autenticidade das credenciais educacionais dos candidatos.
Este projecto pode ser o ponto de partida para uma inovação baseada em blockchain em África, sobretudo, em países como Angola onde a verificação dos documentos estudnatís ainda é gerida por uma estrutura centralizada e burocrática.
LEIA TAMBÉM
Preço do Bitcoin Sobe Para US$ 55 Mil Em Meio as Quedas Recentes
Mercado Sul-Africano de Criptomoedas é Dominado Por Jovens, Afirma a Exchange Local Luno