O Facebook mudou o seu nome para Meta nesta quinta-feira, 28 de Outubro, deixando clara as intenções da empresa em expandir os seus serviços actuais e as suas área de actuação para o metaverso.
Entretanto, apesar da mudança do nome da empresa, os nomes dos aplicativos das suas redes sociais (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp) vão manter-se inalterados.
Announcing @Meta — the Facebook company’s new name. Meta is helping to build the metaverse, a place where we’ll play and connect in 3D. Welcome to the next chapter of social connection. pic.twitter.com/ywSJPLsCoD
— Meta (@Meta) October 28, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Metaverso é o novo espaço de interesse da empresa
Na Carta do Fundador, tornada pública no dia da apresentação do novo nome, o CEO e fundador, Mark Zuckerberg, revelou o grande interesse da empresa em investir no espaço metaverso:
A qualidade definidora do metaverso será um sentimento de presença – como se você estivesse ali com outra pessoa ou em outro lugar. Sentir-se verdadeiramente presente com outra pessoa é o maior sonho da tecnologia social. É por isso que estamos focados em construir isso.
No metaverso, você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar – reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar – bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam em como pensamos sobre computadores ou telefones hoje.
Mark Zuckerberg fez também saber que de agora em diante a empresa terá como prioridade o espaço metaverso:
De agora em diante, seremos primeiro o metaverso, não o Facebook primeiro. Isso significa que, com o tempo, você não precisará de uma conta do Facebook para usar os nossos outros serviços.
À medida que a nossa nova marca começar a aparecer nos nossos produtos, espero que as pessoas em todo o mundo conheçam a marca Meta e o futuro que defendemos.
Sobre a preocupação dos usuários passarem mais tempo conectados por conta das inovações que serão incrementadas, o CEO da empresa esclareceu:
Não se trata de passar mais tempo nas telas; trata-se de tornar melhor o tempo que já passamos.
O metaverso em poucas palavras
O metaverso é um espaço virtual partilhado em formação, no qual a realidade virtual se une à realidade física, aproveitando várias tecnologias futurísticas, dentre muitas outras: a tecnologia de realidade aumentada (AR), de realidade virtual (VR), de inteligência artificial (AI) e a tecnologia blockchain.
O metaverso dá uma nova dimensão à experiência em redes sociais, permitindo que as pessoas se teletransportem para quilômetros de distância para interagirem com outros num espaço gamificado, tudo isto sem sair do espaço físico em que o usuário está.
Importa também referir que, apesar da visão da empresa ter mudado com esta mudança de nome e interesses, a missão da Meta será a mesma que a do Facebook: aproximar as pessoas. A diferença é que agora esta aproximação será feita nun ecossistema mais envolvente, dando ao usuário mais poder de conexão e expressão.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Será a Moeda de Reserva Mundial, Afirma Senador Norte-americano