O Facebook, que chamou muita atenção pelo fato de estar a entrar no mundo das criptomoedas, lançará seu tão aguardado token, a GlobalCoin em 2020, com uma versão de teste a ser lançada ainda este ano.
Com uma base de usuários de bilhões de pessoas, o Facebook certamente pode alavancar o poder de um grande número de usuários com grande efeito. Anthony Pompliano, notável evangelista de criptografia, disse que o Facebook iria construir o produto mais usado em criptografia, mas outros estão céticos sobre uma empresa como o Facebook entrar no mundo das cryptos. Muitas críticas foram feitas sobre como o Facebook funciona.
A gigante das mídias sociais quer começar a testar sua criptomoeda, a qual foi referida internamente como GlobalCoin, até o final deste ano.
Espera-se que o Facebook elabore planos com mais detalhes neste verão, e já falou com o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney.
O fundador Mark Zuckerberg encontrou-se com o Sr. Carney no mês passado para discutir as oportunidades e os riscos envolvidos no lançamento de uma moeda criptografada.
O Facebook também buscou conselhos sobre questões operacionais e regulatórias de autoridades do Tesouro dos EUA.
A empresa também está em conversações com empresas de transferência de dinheiro, incluindo a Western Union, à procura de formas mais baratas e rápidas para pessoas sem uma conta bancária enviarem e receberem dinheiro.
Como vai funcionar a moeda do Facebook?
O Facebook quer criar uma moeda digital que ofereça formas acessíveis e seguras de efetuar pagamentos, independentemente de os usuários terem uma conta bancária.
O site de redes sociais, que é dono do WhatsApp e do Instagram, espera interromper as redes existentes, quebrando barreiras financeiras, competindo com os bancos e reduzindo os custos do consumidor.
Apelidado de Projeto Libra, os planos do Facebook para uma rede de moeda digital foram divulgados pela primeira vez em Dezembro passado.
O projeto fará com que ele se junte aos bancos e corretores que permitirão que as pessoas mudem dólares e outras moedas internacionais para suas moedas digitais.
Um pequeno grupo de co-fundadores deve lançar a associação da moeda na suíça nas próximas semanas.
O Facebook também está em conversações com vários comerciantes on-line para aceitar a moeda como pagamento em troca de taxas de transação mais baixas.
Considerações finais
A moeda do Facebook tem tudo para ser um sucesso, apenas tem que lidar com as regulamentações governamentais porque a base de clientes já está criada.
E qual é a sua opinião sobre a moeda do Facebook? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários.