A Pyth Network, uma plataforma de análise de dados, teve uma falha de sistema por um breve período na segunda-feira (20) e, consequentemente mostrou um preço do Bitcoin falso apontando que o mesmo estava sendo negociado por US $ 5.400.
A plataforma, para explicar a situação ocorrida, fez uma declaração oficial por meio do seu canal do Twitter e disse o seguinte:
“Entre 12:21 e 12:23 UTC, o preço agregado do Pyth BTCUSD estava abaixo de $ 40.000 – o preço mais baixo relatado foi de $ 5.402 com um intervalo de confiança de $ 21.623 (4x o preço relatado do activo) para um único slot – que estava fora do mercado em relação ao Preço BTC disponível em outros mercados. Os engenheiros continuam investigando a causa e um relatório completo está sendo elaborado.“
O razão do problema é uma folha no software da rede da Pyth Network
A plataforma de análise de dados explicou que a causa do que realmente aconteceu foi uma falha de software.
“O problema foi causado pela combinação de:
1° duas editoras diferentes Pyth publicação de um preço próximo de zero para BTC / USD
2° a lógica de agregação sobrepondo contribuições destes editores.”
As consequências desta falha de software não afetou apenas aos relatórios de preços do Bitcoin. Vários programas baseados em Solana que dependem do preço Pyth foram afetados e isso resultou em liquidações de bilhões de dólares .
“Vários programas Solana que dependem dos preços do Pyth foram afetados por este incidente. O impacto foi exacerbado devido a alguns programas que dependem do feed de preço agregado sem usar a confiança, o que permitiu que ocorressem liquidações mesmo que o preço publicado fosse altamente incerto.”
A rede Pyth fornece informações de preços de nível industrial para classes de activos, como as criptomoedas. A rede é gerida pelos maiores jogadores de Wall Street como o FTX, DRW e o Jump Trading Group. Recentemente, o Galaxy Digital de Mike Novogratz também se juntou à lista.
LEIA TAMBÉM
Maior Rede de Cinemas do Mundo Poderá Aceitar Pagamentos em Dogecoin