O Regulador Financeiro do Reino Unido (FCA) advertiu que um número significativo de empresas de criptomoedas não está a cumprir com os requisitos necessários para impedir actividades de lavagem de dinheiro.
De acordo com o regulador, todas as empresas que trabalham com criptomoedas devem ser registadas pelo regulador financeiro, para impedir actividades ilegais.
Mas, a FCA implementou um regime que vai permitir que as empresas não registadas continuem a negociar temporariamente.
FCA e o registo das empresas de criptomoedas.
Em dezembro de 2020, a FCA implementou um registo temporário para as empresas de criptomoedas que pretendiam registar os seus negócios.
De princípio, os registos definitivos teriam início em 10 de janeiro de 2021, mas a FCA adiou-os para 9 de julho de 2021 e se estenderão até 31 de março de 2022.
Actualmente, apenas cinco empresas estão registadas na FCA, a saber: Digivault, Archax, Ziglu e duas outras empresas de identidade Gemini.
A FCA adiou os registos duas vezes, porque vários dos registos efectuados anteriormente estão pendentes e, também, muitas empresas estão a retirar os seus pedidos, por não concordarem com os padrões da FCA sobre a lavagem de dinheiro.
Sobre o assunto, John Glen, funcionário do tesouro do Reino Unido, disse:
Mais de 90% das empresas de criptomoedas retiraram os seus pedidos, após o envolvimento da FCA no exercício de revisão.
Várias empresas de criptomoedas não conseguem empregar o conhecimento certo para implementar processos de combate à lavagem de dinheiro.
Riscos ao investir nas criptomoedas.
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido alertou os investidores locais sobre os riscos de perda do investimento de criptomoedas.
A agência disse que as empresas que oferecem serviços de venda de activos digitais dizem que os retornos elevados também podem implicar riscos elevados.
As Autoridades também alertam sobre a natureza volátil das criptomoedas.
Elas acreditam que pelo facto dos investidores não revelarem as suas identidades, os activos podem ser facilmente associados a actividades ilegais.