A Gazprom Neft, terceiro maior produtor de petróleo da Rússia, criou uma fazenda para a mineração de criptomoedas. O novo espaço de mineração está localizado na região de Khanty-Mansiysk, a noroeste da Sibéria, e contará com um campo de petróleo e uma usina própria para transformar o gás em electricidade.
Segundo um porta-voz da Gazprom Neft, a subsidiária não tenciona minerar criptomoedas. Mas não hesitará em partilhar os seus recursos energéticos com os mineradores de criptomoedas. A Gazprom Neft acredita que os mineradores poderão ser um dos seus potenciais clientes num futuro próximo.
Ou seja, a empresa utilizará o gás de um campo petrolífero na região de Khanty-Mansiysk, no noroeste da Sibéria, para gerar electricidade e vendê-la às operadoras de mineração de criptomoedas que estejam dispostas a comprar.
LEIA TAMBÉM: Vladimir Putin ordena que todos os funcionários públicos russos declarem as suas criptomoedas
Uma das principais dificuldades na mineração de criptomoedas tem que ver com os altos custos de electricidade para alimentar as plataformas de mineração. Portanto, esta medida da Gazprom Neft, poderá revolucionar a mineração do Bitcoin e das criptomoedas em geral.
Com esta medida, a Gazprom junta-se às empresas norte-americanas que estão a utilizar gás em locais de perfuração nos Estados Unidos e Canadá para a mesma finalidade.
LEIA TAMBÉM: Rússia está Profundamente Interessada em Blockchain
Em 2020, a Gazprom Neft dirigiu uma operação de mineração de criptomoedas com a Vekus, fabricante russa de hardwares, num dos seus campos petrolíferos na Sibéria. Nesta operação, a Gazprom Neft utilizou gás associado para produzir electricidade e vendê-la a preços abaixo para a Vekus.
A Gazprom Neft detém o monopólio do gás na Rússia, possuí uma forte presença em toda a Europa, é o décimo maior produtor de petróleo do mundo e tem o governo russo como um dos seus principais accionistas.
LEIA MAIS