O deputado do Congresso do Paraguai Carlos Antonio Rejala Helman, anunciou que pretende apresentar um projecto de lei sobre a legitimação do Bitcoin (BTC) no próximo mês.
O diplomata publicou no seu perfil do Twitter que julho será o mês em que Paraguai vai analisar seriamente a decisao de tornar o curso do Bitcoin legal no país. Ele declarou:
Este é o Paraguai. Julho nós legislaremos o Bitcoin.
This is Paraguay ?? July we legislate! #Bitcoin https://t.co/4e4wH7uDrl
— Carlitos Rejala (@carlitosrejala) June 17, 2021
Carlito, como é conhecido, sugeriu no começo de junho que o país estava a trabalhar em um projecto relacionado a adopção e legalização do Bitcoin.
Aceitação do BTC no país
Um dia antes do anúncio do deputado, o Grupo Cinco, uma das maiores empresas de entretenimento do Paraguai, anunciou também no seu perfil do Twitter que pretende aceitar Bitcoin e outras criptomoedas a partir de julho.
Desde Julio ACEPTAMOS CRYPTOMONEDAS en todas nuestras unidades de negocios ?
— GRUPO CINCO (@grupocinco) June 17, 2021
De esta manera, innovamos dando un paso al futuro ??#G5crypto ? pic.twitter.com/qrd9Nx2oPk
O Grupo Cinco trabalha com empresas do ramo de diversão noturna. A empresa informou também que mais de 20 dos seus estabelecimentos aceitaram as criptomoedas como pagamentos.
A Universidade Cumunera, umas das maiores universidade do Paraguai, informou ontem também já é possível efetuar pagamentos em Bitcoin.
Sellada la alianza para que la @ucom_py
— Cripex S.A. (@Cripex_py) June 18, 2021
reciba #Bitcoin como medio de pago para su Diplomado en Fintech! pic.twitter.com/BPOrjpp6UO
Carlito mostrou-se muito satisfeito pelo grupo e a universidade terem adoptado o BTC como forma de pagamento, afirmando que este é o primeiro passo para que o país se torne inovador.
A legalização do BTC na América Latina
Desde que El Salvador deu o primeiro passo para a legitimação do BTC a América Latina teve um crescimento progressivo relativamente a aceitação da criptomoeda.
Vários governos mostraram interessados em adotar a postura de El Salvador e Paraguai.
Actualmente, cinco países lideram a lista dos potenciais países que pretendem legalizar o BTC: Paraguai, Panamá, Brasil, México e Argentina.
LEIA TAMBÉM
Incerteza Regulatória e Lenta Adopção Impedem Desenvolvimento das Criptomoedas no Quênia
Tesla Poderá Aceitar Pagamentos em ADA, Afirma CEO da Cardano