A Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) da Espanha alertou nesta segunda-feira a Huobi e a Bybit sobre a situação ilegal em que se encontram a trabalhar no país.
Segundo o comunicado das autoridades espanholas, a Huobi e Bybit não se encontram registadas na CNMV, o que quer dizer que elas não têm autorização para fornecer serviços financeiros e de investimento em Espanha.
Estas instituições não estão registadas no registo correspondente desta Comissão, e, portanto, não estão autorizadas a prestar serviços de investimento ou outras actividades sujeitas à supervisão da CNMV.
Lê-se no comunicado.
Espanha aumenta número de advertências às empresas de criptomoedas
Aumenta assim o número de plataformas de negociação de criptomoedas avisadas pela CNMV. Os avisos anteriores foram dirigidos a outros grandes representantes do universo cripto, dentre os quais a Coinbase, KuCoin, LocalBitcoins, LocalEthereum, Changelly e ShapeShift.
Por sua vez, os problemas regulatórios têm-se mostrado um verdadeiro entrave aos planos de muitas empresas de criptomoedas. A Binance, por exemplo, já recebeu vários alertas sobre a regulamentação das suas actividades em diversos países, o que obrigou a empresa a tomar várias decisões “difíceis” como a paralisação dos serviços.
O resultado desta pressão regulatória tem sido, em muitos casos, a perda de confiança de alguns clientes destas empresas, uma vez que estas medidas são acompanhadas de sanções às empresas tidas como ilegais, desencentivando o investimento.