Depois da grande aquisição de 1.5 bilhão de dólares em bitcoins pela Tesla, como anunciado pelo Bitcoin Angola na última semana, muitos indivíduos da comunidade de criptomoedas esperavam que mais empresas da Fortune 500 fizessem o mesmo. Na verdade, especulou-se que uma série de nomes como Apple, Oracle e Microsoft seriam os próximos da lista.
Mas, a gigante da tecnologia Microsoft não deverá investir em Bitcoin tão cedo, isto segundo declarações de um membro sênior da equipa executiva da empresa.
Durante uma entrevista recente com Julia Chatterley da CNN, o presidente da Microsoft, Brad Smith, revelou que a empresa não fez nenhuma mudança na sua política de investimento até então. A Microsoft não tem planos imediatos de investir em Bitcoin.
Smith concluiu:
“Não ouvi nenhuma conversa nova sobre Bitcoin.”
Deve-se notar que, ao contrário da Microsoft, pode haver outras empresas mais inclinadas a investir em criptomoedas como o Bitcoin, especialmente porque a maioria delas busca minimizar qualquer risco de baixa nos seus ganhos.
Como mencionado anteriormente, mais do que a Microsoft, muitos outros nomes foram lançados para responder a hipótese de qual empresa será a próxima. Por exemplo, Bobby Ong da CoinGecko disse:
Na minha opinião, a próxima empresa a ter em conta será o Twitter. O seu CEO, Jack Dorsey, é um conhecido defensor do Bitcoin. A outra empresa que ele lidera, Square, já havia comprado 50 milhões de dólares em Bitcoin em 2020. Em seguida, espero que outras empresas de Big Tech, como Facebook, Alphabet e Amazon invistam em Bitcoin.
A maioria das empresas dos EUA, como a Tesla e provavelmente a Microsoft, utiliza “contabilidade intangível indefinida”, Isso significa que qualquer depreciação no valor justo de activos digitais mantidos no balanço patrimonial de uma empresa abaixo dos seus valores contábeis após a aquisição reflete num encargo de redução ao valor recuperável.
As empresas também não estão autorizadas a reconhecer quaisquer revisões acima do preço até a venda dos activos, . Pode ser por isso que a Square alocou apenas 2% das suas reservas de caixa no Bitcoin e a Tesla alocou cerca de 8%, um fato mencionado recentemente pela fundadora da Avanti, Caitlin Long .
Resumindo, os executivos seniores como os da Microsoft, por exemplo, podem não estar em posição de fazer uma grande alocação para uma classe de activos como criptomoedas, enquanto as regras contábeis vigentes se mantêm. Pode ser por isso que muitas empresas ainda hesitam em investir em criptomoedas.
Mas, com o passar do tempo o investimento mencionado provavelmente parecerá ainda mais caro, mesmo para empresas como a Microsoft. Ontem, o Bitcoin ultrapassou o nível de 50.000 dólares e atingiu um novo recorde de 50.341 dólares. Durante a redacção deste artigo o Bitcoin era negociado a 50.071.41, tendo registado um crescimento de 2.01% nas últimas 24 horas e 8.42% nos últimos 7 dias.
LEIA TAMBÉM
Pornhub: Primeira Criptomoeda Adoptada Pelo Site Sofre Ataque de 51%