As moedas digitais podem desafiar o sistema SWIFT e até substituí-lo
De acordo com Olga Skorobogatova, o desenvolvimento de moedas digitais faz os sistemas de pagamentos bancários internacionais um tema de discussão, de forma que essa lógica tradicional pode se tornar obsoleta o sistema swift.
Ela apoiou seus comentários sobre o facto de que mais de 30 reguladores financeiros “estão actualmente trabalhando em suas moedas digitais nacionais”. Além disso, ela acredita que vários países poderiam lançar suas cryptos nos próximos 5-7 anos. Skorobogatova disse:
Então, podemos lidar com questões de integração directa. Nesse caso, o SWIFT pode não ser necessário porque será um tipo diferente de interação tecnológica. No entanto, a rede bancária global pode se tornar uma das plataformas para a nova forma das moedas nacionais.
No entanto, para alcançar a integração total das moedas digitais, o vice-governador do CBR acredita que a segurança deve ser totalmente garantida na tecnologia por trás das criptomoedas antes de pensar em lançar uma nova rede de transação global.
Uma rede alternativa de pagamentos globais baseada em criptomoedas para contornar as sanções?
O relatório da RT também complementa as palavras de Skorobogatova de que a Rússia está trabalhando para responder às ameaças em curso de afastar o país do sistema SWIFT, já que “alguns políticos ocidentais ameaçaram desconectar os bancos russos da rede” como parte de uma série de sanções.
O sistema SWIFT é usado em mais de 200 países entre 11.000 instituições financeiras para organizar pagamentos internacionais. Ainda assim, a principal desvantagem do processamento de transações por meio dessas redes é a lentidão e os altos custos que acarreta.
O Banco Central da Rússia está trabalhando em seu próprio CBDC, o rublo digital, já que planeja lançar uma série de testes semelhantes aos realizados pela China.
Cinco bancos russos já manifestaram interesse em participar do piloto do CBDC: Banco de Crédito de Moscou, Promsvyazbank, Banco Zenit, Dom.RF e Banco Comercial Nacional Russo. A Duma Estatal, a Assembleia Federal da Câmara Baixa da Rússia, espera que o experimento do rublo digital comece no primeiro semestre de 2021.
Leia também: Bitcoin e Tesla: Qual Tem o Melhor Retorno em 2020?Bitcoin e Tesla: Qual Tem o Melhor Retorno em 2020?