O polêmico empresário norte-americano, Jonh McAfee, morreu nesta quarta-feira, 23 de junho, em Barcelona, Espanha, aos 75 anos de idade; segundo dados preliminares das investigações, trata-se de um suicídio.
John McAfee, o fundador duma das maiores empresas de software de segurança, a McAfee, foi encontrado morto numa das celas da prisão espanhola de Brians, em Barcelona, onde se encontrava a cumprir pena após ter sido detido no aeroporto de El Prata em 3 de outubro de 2020.
Os funcionários da instalação prisional de Brians encontraram o empresário morto horas após o tribunal espanhol ter concordado em extraditá-lo para os Estados Unidos, onde seria julgado pelos crimes de fuga ao fisco e fraude de criptomoedas por que era acusado.
John McAfee suicidou-se
De acordo com o departamento espanhol de justiça, tudo indica que John McAfee cometeu suicídio. O seu advogado, Javier Villalba, reforçou à Reuters que a morte do empresário resultou de um suicídio e que John McAfee suicidou-se na sua cela.
Entretanto, o advogado observou que o fatídico acto foi o resultado da actuação cruel dum sistema que não tinha razões para manter preso o seu cliente:
Isso é resultado de um sistema cruel que não tinha motivos para manter esse homem na prisão por tanto tempo.
Quase uma vida inteira a fugir das autoridades americanas
Durante uma audiência em abril deste ano, o empresário disse que, dada a sua idade, passaria o resto da vida na prisão se fosse condenado nos Estados Unidos, acrescentando:
Os Estados Unidos querem usar-me como exemplo. Espero que o tribunal espanhol veja a injustiça disso.
John McAfee viveu durante anos fugindo das autoridades americanas, parte deste tempo a bordo de um grande iate.
John McAfee foi indiciado por fuga ao fisco e também por fraude envolvendo criptomoedas. Nesta última, a investigação da Promotoria norte-americana afirmou que o empresário ganhou milhões de dólares com a divulgação de criptomoedas.
De acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, John McAfee utilizou o Twitter para promover entre os seus seguidores a compra de criptomoedas sem avisá-los que ele ganharia dinheiro com isto. O empresário terá ganho 23 milhões de dólares com a operação.
McAfee, o primeiro antivírus comercial do mundo
John McAfee trabalhou para a NASA, Xerox e Lockheed Martin antes de lançar o McAfee, o primeiro antivírus comercial do mundo, em 1987.
Em 2011, vendeu a sua empresa de software para a Intel, cortando o seu envolvimento com o negócio. Contudo, o programa ainda carrega o seu nome e conta actualmente com 500 milhões de usuários em todo o mundo.
LEIA TAMBÉM
Banco Chinês Remove Declaração Anti-Cripto
Executivo do Facebook Considera Positiva a Repressão de Mineração de Bitcoin na China