O colunista da CoinDesk e sócio da Castle Island Ventures, Nic Carter, acredita que Elon Musk não é a pessoa indicada para liderar a discussão sobre o Bitcoin movido por energia sustentável, ou simplesmente “Bitcoin Verde”.
Durante uma entrevista concedida à Bloomberg nesta semana, Nic Carter disse que os bitcoiners ainda não confiam no CEO da Tesla, e o vêem como um individuo de postura conflituante.
Apesar destas declarações, o colunista da CoinDesk observou que encorajar os mineradores de Bitcoin a utilizarem energia sustentável é uma boa sugestão, independentemente de quem a faça.
Banir o Bitcoin não é solução para o problema das emissões poluentes resultantes da sua mineração
A respeito da recente discussão levantada sobre o nível de poluição resultante da mineração do Bitcoin e a sua consequente proibição, Nic Carter esclareceu que o Bitcoin é uma mercadoria sintética descentralizada e extremamente resistente ao controlo.
Assim, se uma jurisdição banir o Bitcoin, o poder computacional da criptomoeda apenas será transferido para uma outra jurisdição. Portanto, mesmo que determinados países proíbam a sua mineração, não faltarão jurisdições para suportar o seu poder computacional.
Para Nic Carter, ao invés de proibir a criptomoeda por causa do seu alto consumo de energia, os reguladores deveriam desenvolver uma infra-estrutura de mineração mais verde.
Sobre o uso de energia limpa, Nic Carter disse:
Os mineradores de Bitcoin na América do Norte utilizam uma energia mais limpa que muitos usuários de electricidade doutras indústrias.
Por isso, a ideia dos mineradores serem mais francos em relação ao tipo de energia que utilizam faz sentido.
“Qualquer sistema monetário sempre será explorado para fins criminosos”
Relativamente a utilização do Bitcoin em actividades criminosas, Nic Carter esclareceu que qualquer sistema monetário sempre será explorado para fins criminosos, e enfatizou que o dólar americano é utilizado para fins criminosos com muito mais frequência que o Bitcoin.
O colunista da CoinDesk lembrou ainda que apesar do traficante de drogas Pablo Escobar ter mantido “montes” de dólares no seu porão, ninguém proibiu a moeda dos EUA.
Sobre o Conselho de Mineração de Bitcoin
As palavras de Nic Carter referem-se sobretudo à última reunião realizada pelo CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, no início desta semana.
Na reunião também esteve presente o CEO da Tesla que pôde convencer os mineradores norte-americanos a utilizarem energia sustentável na mineração do Bitcoin.
Segundo Michael Saylor, os mineradores comprometeram-se a divulgar regularmente e de forma transparente o seu uso de energia no processo de mineração.
Em reacção às conclusões saídas da reunião, Elon Musk disse, por meio do seu Twitter, que o plano acordado entre as partes é “potencialmente promissor”.
LEIA TAMBÉM
PayPal Vai Permitir Movimentações de Criptomoedas Para Carteiras Externas.
Prefeito de Maimi Acredita Que Bitcoin é o Futuro da Cidade
Governador do Banco Central da Nigéria Garante que as Criptomoedas Ganharão Vida no País