Na Nigéria, com a falta de dólares americanos e sua moeda nacional (Naira) em enfraquecimento, as empresas estão a contar com o bitcoin como meio de liquidação de pagamentos para transações internacionais, já que a incapacidade da Nigéria de atender a mercados alternativos em moeda estrangeira comum é incapaz de atender à crescente demanda por dólares.
As empresas nigerianas precisam de dólares para comprar novos produtos, bem como para encomendar equipamentos estrangeiros vitais. No entanto, os estabelecimentos formais de moeda estrangeira, como os bancos, não conseguem atender a essa demanda. Assim, os nigerianos estão a adotar as criptomoedas e está como um grande número de carteiras baixadas para criptomoeda. as pessoas também estão a ficar mais atentas e informativas sobre criptomoedas e bitcoins.
Nigéria, um centro crescente para Bitcoins
A publicação nigeriana, Business Day, e o relatório do Bureau De Change BDCs concluem que a moeda estrangeira na Nigéria é incapaz de atender à alta demanda por dólares e também poucos BDCs tentaram adquirir uma educação operacional de bitcoin. E muitos empresários começam a nos perguntar como isso funciona e querem recorrer à BTC para comércio exterior.
Na Nigéria, as criptomoedas ganharam impulso devido ao seu uso como ferramenta para liquidação de pagamentos e transferências de dinheiro internacionais. A pandemia global e suas restrições de viagens relacionadas parecem ter desencadeado uma nova onda de demanda por bitcoin. Somando-se a isso, dados do Bitcoin.com revelam que das 18.613 carteiras baixadas globalmente entre 16 e 10 de agosto, cerca de 3.473 eram da Nigéria. Os EUA tiveram cerca de 2.802 downloads a menos, seguidos pela Índia, que teve cerca de 1.420 downloads.
Motivos para adoptar as criptomoedas
Philip Anegbe, chefe da equipa da CardinalStone Research explicou em detalhes a crise do déficit em todo o seu setor fiscal, enfrentado pela moeda nigeriana (naira). A Nigéria está a enfrentar uma crise dupla e livros, e esses déficits provavelmente aumentarão com os baixos preços do petróleo. A parte triste é que há uma falta de entrada por meio de contas financeiras que podem ajudar a preencher a lacuna do balanço de pagamentos em conta corrente.
A Nigéria está a buscar mais de US $ 6 bilhões em financiamento do Banco Mundial, AFDB e FMI, bem como alívio da dívida externa anterior. Porque é improvável que o governo obtenha todos os empréstimos externos necessários para cobrir o déficit.
A Nigéria também é atualmente o país mais interessado em bitcoin no mundo, com um aumento na adoção da moeda em mais de 60 por cento desde Abril de 2020.
Leia também: Nigéria é o País Mais Interessado em Bitcoin no Mundo
Leia também: Binance Adiciona M-Pesa Na sua Plataforma P2P do Kenya
Leia também: Lista de Países onde Bitcoin é Proibido e Legalizado em África e no Mundo